No dia 19 de maio, os alunos da Escoop, visando ter uma vivência maior com a prática do Cooperativismo, nas disciplinas de Governança Corporativa e Mercados e Negociação Cooperativa, acompanhadas pelo professor das disciplinas, Ernesto Enio Budke Krug, visitaram a Dália Alimentos – Cosuel (Cooperativa dos Suinocultores de Encantado).

A programação da visita iniciou com palestras do presidente do Conselho de Administração, Gilberto Piccinini e do gerente do departamento de Produção Agropecuária (DPA), Igor Weingartner.

Em seguida foi oferecido almoço pela Cooperativa. Logo após, realizou-se visita ao Museu de História da Cosuel, espaço gourmet e a Sede Administrativa da Cooperativa, com explicações das diferentes áreas organizacionais. Na sequência, visitou-se a Indústria de Laticínios, o Condomínio Leiteiro com um novo Modelo de produção associativa de Leite composto de 15 produtores de Leite. Por fim, visitou-se a área de varejo, o supermercado da Cooperativa em Arroio do Meio. Participaram da visita, 36 alunos.

A Cooperativa possui 4.301 associados distribuídos em 129 municípios, com 2.171 colaboradores e um faturamento anual de 1,2 bilhões. Tem como atividades principais, produção de leite, suínos, ração. Comercializa seus produtos no mercado interno e externo. A Cooperativa implementou e continua implementando um excelente Modelo de Governança Corporativa, aliás isto, fica provado através dos seus resultados financeiros e da participação do associado que tem obtido nos últimos anos.