Os projetos de pesquisa “Cooperativas de Plataforma e Ambiente Jurídico” e “Avaliação de Desempenho Econômico-Financeiro para Sociedades Cooperativas sob a perspectiva da utilidade para tomada de decisão”, aprovados na Chamada Pública CNPQ-SESCOOP 07/2018, executados pela Escoop e coordenados pelos professores Mário De Conto e Paola Richter Londero, respectivamente, tiveram seus artigos selecionados para apresentação na 7ª edição da Conferência Internacional de Pesquisa em Economia Social, que ocorrerá em Bucareste, na Romênia, entre os dias 6 e 9 de junho.

O artigo Platform Cooperatives: how are governance and democracy conducted in social enterprise on the digital era?, de autoria de Camila Luconi Viana, Mário De Conto, Dieisson Pivoto, Paola Richter Londero e Carlos Alberto de Oliveira investiga a governança democrática em cooperativas de plataforma baseadas em práticas de participação digital.

O artigo Essay on the economic-financial performance in cooperative societies from the dimensions of market, member and regional development, de autoria de Paola Richter Londero, Anelise Krauspenhar Pinto Figari, Fabiana Cherubim Bortoleto e Luana Zanetti Trindade discute a análise de desempenho sob as óticas de mercado, associado e desenvolvimento regional, como instrumento para tomada de decisão.

Detalhes sobre o evento podem ser obtidos em http://www.ciriec.uliege.be/en/event-ciriec/7th-ciriec-international-research-conference-on-social-economy-bucharest-romania-june-6-9-2019/.

CIRIEC 2019

A 7ª conferência internacional do CIRIEC será uma ocasião para uma reflexão compartilhada sobre o papel da Economia Social e Solidária na abordagem dos desafios atuais e na realização de uma “visão transformacional” como a estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Realizada pela primeira vez na Europa Central e Oriental, em um país pós-comunista marcado por grandes mudanças políticas, sociais e econômicas durante o último século – a Romênia, que recentemente redescobriu as virtudes da economia social e solidária, a conferência tem como objetivo gerar um renovado interesse acadêmico nesses tópicos na região. Ao reunir a rede global CIRIEC de pesquisadores seniores e em estágio inicial interessados ​​em toda a gama de componentes da economia social (cooperativas, mútuas, associações, fundações), será uma oportunidade única para o Ocidente se encontrar com o Oriente e contribuir com os resultados dos estudos para uma visão transformacional de um mundo que atenda suas metas de desenvolvimento sustentável.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...