Primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em cooperativismo, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop passa a ser uma entidade reconhecida pelo Sistema do Conselho Federal de Contabilidade e pelo Conselho de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CFC/CRCRS), que credenciou a instituição como uma Instituição Capacitadora, habilitada a promover para os profissionais de contabilidade atividades de Educação Profissional Continuada como cursos, palestras, seminários, convenções e treinamentos internos.

O reconhecimento possibilita à Faculdade atender à Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) PG 12, aprovada pelo CFC, pela qual os contadores devem alcançar a pontuação anual em eventos de educação continuada e manter seu registro ativo. Na prática, os cursos realizados pela Escoop, por preencherem os requisitos estabelecidos pelo Conselho, serão computados para esse efeito.

Segundo o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e membro do CRCRS, José Máximo Daronco, o credenciamento da Escoop como Instituição Capacitadora é importante para os profissionais da área que trabalham em cooperativas, representando uma conquista para o Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Para o Sistema Ocergs-Sescoop/RS é fundamental a constante atualização e o aprimoramento dos profissionais quanto às normas técnicas da profissão, à legislação fiscal e tributária e às demais legislações específicas da Contabilidade Cooperativa

Educação Profissional Continuada (EPC)
A Educação Profissional Continuada (EPC) é a atividade formal e reconhecida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil.

Sobre a Escoop
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop é mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que integra o denominado “Sistema S”, que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.
A Escoop visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos. marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...