Como atividade da disciplina de Português Instrumental da graduação em Gestão de Cooperativas da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, alunos da turma de 2017 lançaram, no dia 5 de julho, o curta-metragem “Cooperar é a minha língua”, que foi utilizada como recurso didático pela professora Rosane Zimmer.

O filme mostra as atividades desenvolvidas ao longo do semestre pela turma, que tinham como objetivo trabalhar de forma mais intensa a compreensão e domínio do idioma, o entendimento de quem fala e quem ouve, abordando as reflexões sobre a língua e suas implicações na comunicação humana.

Após a exibição do filme, os alunos convidaram todos os presentes a cantar e dançar o samba enredo Minha Pátria é Minha Língua da Escola de Samba Mangueira.

“A minha pátria é minha língua Idolatrada obra-prima te faço imortal

Salve… poetas e compositores

Salve também os escritores

Que enriqueceram a tua história

Ó meu Brasil… Dos filhos deste solo és mãe gentil

Hoje a herança portuguesa nos conduz

A Estação da Luz!

Vem no vira da Mangueira vem sambar

Meu idioma tem o dom de transformar bis

Faz do palácio do samba uma Casa Portuguesa

É uma Casa Portuguesa com certeza”.

Em seguida, o diretor da Escoop, Mário De Conto, parabenizou a todos pelo trabalho. “Esse é um trabalho que a professora já desenvolve há alguns anos e é maravilhoso ver o engajamento das turmas a cada final de semestre, com o encerramento das atividades. Continuem com essa alegria e levem essa garra para as nossas cooperativas”.

Após a homenagem dos alunos à professora Rosane, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, parabenizou a todos pelo trabalho e criatividade. E a professora finalizou: “Agradeço pelo desafio. Trabalhamos para fazer uma edição com o material do semestre todo, tentando traduzir a língua nos seus diferentes contextos: oralidade, escrita. Mas, fundamentalmente, para que os alunos se apaixonem pela nossa língua. Essa turma é diferenciada. Ela leva a cabo o sentido real da palavra cooperar. Precisamos ser felizes também, além de cooperativistas. E eu agradeço por ter sido feliz nesse semestre junto de vocês”, finalizou.

A estreia do filme encerrou com um coquetel e com uma exposição de fotos da turma.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...