Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop
Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo
As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo, em reunião ocorrida em março. O projeto tem como título “Percepções e Participação Democrática nas Cooperativas do RS”.
O objetivo da pesquisa é analisar as percepções e dinâmicas dos associados nas cooperativas para definir o perfil do cooperado ideal, por meio de entrevistas e aplicações de formulários com associados. A ideia é também entender qual a visão do associado sobre seu próprio papel dentro da cooperativa e como isso influencia a participação democrática.
Os resultados obtidos com a pesquisa podem contribuir para uma melhor compreensão das dinâmicas internas das cooperativas e podem informar práticas de gestão e governança mais eficazes nas cooperativas. A professora Cinara terá até novembro para conduzir a pesquisa.
A professora Viviane Laimer atua como colaboradora do projeto. Interessados, da comunidade externa da Escoop, em participar da pesquisa ou saber mais podem entrar em contato pelo e-mail cinara-alves@sescooprs.coop.br.
Também integram a equipe de pesquisa os professores Deivid Forgiarini, da Universidade Federal do Acre – UFAC e o professor Alexandre Garcia.
As aprovações estão alinhadas ao Objetivo Finalístico 5 do Sescoop/RS, que visa disseminar o conhecimento e incentivar a pesquisa no cooperativismo. O projeto é financiado pela Escoop, por meio de recursos do Sescoop/RS, promovendo assim o avanço do conhecimento e práticas no cooperativismo e fortalecendo o modelo de negócio.