Já estão em andamento as pesquisas científicas financiadas pela parceria CNPq/Sescoop. No ano passado, as instituições estruturaram um edital no valor de R$ 2,7 milhões. No total, das 374 inscrições de pesquisadores, 41 foram selecionadas para trabalhar questões que envolvem o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no movimento cooperativista.

Dentre os projetos selecionados, três são da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop):

Avaliação de Desempenho Econômico-Financeiro para Sociedades Cooperativas sob a Perspectiva da Utilidade para Tomada de Decisão – Paola Richter Londero

Cooperativas de Plataforma e Ambiente Jurídico – Mário De Conto

Sistema de Inovação para Cooperativas – Deivid Ilecki Forgiarini

Para o diretor da Escoop, Mário De Conto, é uma grande satisfação ter projetos da Escoop aprovados. “Esses projetos ajudam a consolidar nosso núcleo de pesquisa, que atualmente tem pesquisas focadas em duas linhas, ligadas à Identidade Cooperativa e à Gestão e Governança em Cooperativas”.

Para o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, do qual o Sescoop faz parte, o cooperativismo, por reunir diferentes setores econômicos, representa um grande campo possibilidades para os pesquisadores. “Nós acreditamos que quanto mais as universidades e as cooperativas caminharem juntos, maior será o desenvolvimento para ambos os lados”, comenta o líder cooperativista.

Nobile ressalta, também, que é grande a expectativa do movimento cooperativista a respeito do andamento e dos avanços que essas pesquisas poderão trazer ao setor. “Temos a certeza de que o conhecimento gerado a partir do trabalho dos pesquisadores fortalecerá bastante a atuação das cooperativas e consolidará o diálogo entre a academia e a nossa base”, conclui o superintendente.

SAIBA MAIS

O edital elaborado pelo CNPQ/Sescoop contemplou 28 instituições de ensino e pesquisa. Os projetos têm duração de até dois anos e se enquadram nas seguintes linhas de pesquisa:

Linha 1: Impactos econômicos e sociais do cooperativismo (12 projetos)

Linha 2: Competitividade e inovação nas cooperativas (13 projetos)

Linha 3: Governança Cooperativa (10 projetos)

Linha 4: Cooperativismo e Cenário Jurídico (6 projetos)

EXTRATO

Quanto às áreas de atuação, os projetos se dividem da seguinte forma:

– Ciências agrárias: 7

– Ciências exatas e da terra: 1