Curso de Contabilidade para Cooperados

Objetivo: Discutir os aspectos contábeis relativos às sociedades cooperativas dos ramos não regulamentados, quanto ao registro e análise das operações de cunho econômico e financeiro, sua repercussão no patrimônio e seus reflexos para os associados.

Nível: Curta Duração sem Pré-requisito de Formação

Público: Cooperados

Modalidade: EAD

Turma: até 40 participantes

Carga horária: 10 horas

Coordenador:José Máximo Daronco

Informações

Encontro 1: 02/03/2021

Contabilidade das sociedades cooperativas. Breve histórico da contabilidade. Objetivos e fins da contabilidade. Princípios contábeis. Capital social e sua integralização. Patrimônio Líquido. Contabilizando. Ato cooperativo e ato não cooperativo. Gestão e período administrativo. Demonstrações financeiras.

Encontro 2: 04/03/2021

Operações típicas das sociedades cooperativas dos ramos: Agropecuário, Consumo, Trabalho, produção de bens e serviços e Transporte. Estoques nas sociedades cooperativas. Contracorrente com associados. Aspectos tributários, previdenciários e fiscais. Sobras: distribuição e tributação. Demonstrações contábeis.

Encontro 3: 09/03/2021

Custos de aquisição e de produção, Custos quanto ao objeto e comportamento. Custos fixos e variáveis. Custeio por absorção monoproduto e multiproduto. Custeio por departamentalização. Custo fixo e custo variável. Custo para tomada de decisão. Formação do preço de venda. Estrutura de preços.

Encontro 4: 11/03/2021

Análise das demonstrações contábeis. Demonstrações para análise: padronização. Análise horizontal e vertical. Análise através de índices. Análise de rentabilidade e lucratividade. Índices de prazos médios. Indicadores de estrutura. Análise da demonstração do fluxo de caixa. Relatório de análise. Projeção de balanços.

Horário – das 19h às 21h30 em todas as datas.

Investimento: O custo do curso é de R$ 260,00 por aluno. Para cooperados e colaboradores de cooperativas registradas e regulares no Sistema OCERGS e aderentes a pelo menos um programa de monitoramento do SESCOOP/RS, o valor será isento.

Importante: Para obter a isenção, será necessário anexar, durante o processo de inscrição, o comprovante de vínculo com a cooperativa. Será aceito o termo de vínculo com a cooperativa com data atual ou cópia da carteira de trabalho (página de identificação e página do contrato de trabalho) ou cópia de matrícula do cooperado ou cópia do cartão da conta corrente, no caso de instituições financeiras cooperativas.

Consulte a regularidade da sua cooperativa AQUI
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:
E-mail: relacionamento@escoop.edu.br
Whatsapp: (51) 98914-0206

Observação: para a realização do curso é necessário que haja pelo menos 70% das vagas preenchidas.

Compartilhar: