Conhecer o sistema cooperativo do Rio Grande do Sul e colocar em prática o princípio do cooperativismo de Educação, Formação e Informação. É com essa proposta que um grupo de professores e o aluno Federico Destéfanis, do Centro Universitário Sunchales (Ices), município da província de Santa Fé, na Argentina, visitou na manhã dessa terça-feira (3/4) a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop.

A delegação argentina assistiu à palestra do analista administrativo do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Matheus Dias, que explanou sobre as atividades desenvolvidas pelas áreas finalísticas do Sescoop/RS, com ênfase no Programa Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC), Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e no Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA).

Na sequência, o grupo prestigiou a palestra “Diretrizes e Estratégias na Formação Profissional”, ministrada pelo diretor-geral da Escoop, Derli Schmidt, que destacou o pioneirismo da Faculdade no Brasil como instituição de ensino superior voltada exclusivamente ao ensino, à pesquisa e à extensão em cooperativismo. O diretor da Escoop comentou sobre os cursos e atividades realizadas na instituição, e ressaltou a avaliação divulgada pelo Ministério da Educação, que atribuiu conceito 4 (numa escala até 5) para a Escoop, colocando a instituição entre as mais bem avaliadas faculdades do País.

Expressão do Cooperativismo Gaúcho     

O cenário do cooperativismo no Rio Grande do Sul foi tema da apresentação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que falou sobre o crescimento do cooperativismo no Estado. “São 2,8 milhões de associados e 58,9 mil empregos diretos gerados no Estado. As cooperativas gaúchas apresentaram crescimento de 14,22% em 2016 e registraram faturamento de R$ 41,2 bilhões”.

O dirigente também enalteceu a solidez do sistema cooperativista no RS, evidenciada pela evolução do patrimônio líquido, que em 2016 alcançou R$ 12,1 bilhões, o que representa um aumento de 12,76% em relação a 2015. Quanto aos ativos, o dirigente destacou o acréscimo de 11,79% entre 2015 e 2016.

A viagem de intercâmbio da delegação de Sunchales contou também com visita à Sicredi Pioneira RS, em Nova Petrópolis, e à Unisinos, em São Leopoldo.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...