Educação popular e cooperativismo são temas de encontro internacional em homenagem a Paulo Freire
O legado de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, foi celebrado em um encontro internacional que reuniu pesquisadores e educadores de diferentes países. O evento, realizado entre os dias 24 e 25 de setembro, foi uma parceria entre o Coletivo de Leitoras de Paulo Freire na França, a Universidade Paris 8 e universidades portuguesas e brasileiras.
Entre as atividades do encontro, destaca-se a sala de estudos ‘Medo e Ousadia’, que abordou a relação entre o pensamento freireano e o cooperativismo. Nessa sala, participaram representantes da Escoop, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, que apresentaram dois estudos sobre as experiências de educação popular e cooperativa no Brasil.
Um dos estudos, intitulado “LEGADO FREIREANO AO COOPERATIVISMO: uma Carta Pedagógica pelos prolongamentos de Paulo Freire”, elaborado por Marcos Antônio Leal Gomes, Cleonice Rejane Wazlawick e Rosane O. D. Zimmer.
O outro estudo, chamado “Uma carta aos cooperados sonhadores de um mundo que pode ser, que ainda não é!”, foi produzido por Alessandro Scherer e Rejane Inês Kieling. O trabalho relata a trajetória da Cooperciclo, uma cooperativa de triagem de resíduos sólidos, que atua na região da Serra Gaúcha (Veranópolis) e como ela se baseia na filosofia de Paulo Freire para promover a educação ambiental e a inclusão social.
O Encontro Franco-luso-brasileiro da Educação Popular foi uma oportunidade para difundir as ideias e as práticas de Paulo Freire, que completaria 102 anos em 2023. O evento também foi uma forma de valorizar o papel do cooperativismo como uma alternativa econômica e social que busca a transformação da realidade.