Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles.

Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Há pouco mais de três décadas, a preocupação com a formação do professor que atua no ensino superior começou a fazer parte das discussões dos estudiosos da Educação. Neste contexto, verifica-se uma busca pela melhoria contínua do ensino, cada vez mais focado em trazer o estudante para a participação ativa no processo educativo.

Com o objetivo de oferecer espaço para docentes discutirem, em um contexto cooperativista, experiências, desafios e possibilidades didáticas em sala de aula, o Encontro de Docentes do Cooperativismo está com as inscrições abertas até o dia 1° de novembro ou enquanto houver vagas. Promovido pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, o evento ocorre no dia 8 de novembro, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves.

O evento contará com a participação de outras cinco instituições do Rio Grande do Sul que possuem graduação em Gestão de cooperativas: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui) e Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg). Essas instituições irão apresentar seus cases de sucesso em metodologias ativas de ensino no campo da educação superior em gestão de cooperativas.

Oficinas Metodológicas

As oficinas metodológicas têm como objetivo oferecer discussões orientadas à instrumentalização para o uso de estratégias de ensino aplicadas no processo educativo. São poderosos instrumentos de desenvolvimento de habilidades nos discentes, como: liderança, comunicação, capacidade de resolução de problemas, trabalho em equipe e pesquisas, entre outras.

Oficina 1: RPG-ROLE PLAY GAME

Gilberto José Miranda conduzirá a oficina sobre RPG, uma metodologia que é como um jogo de papéis, no qual os estudantes aprendem por meio de uma atuação teatral. Para ele, essa estratégia promove a interatividade pelo uso de encenações, despertando o desenvolvimento de novas habilidades como interpretação, pesquisa, pesquisa, conhecimentos e atitudes nos discentes, permitindo também uma aproximação com vivências profissionais no ambiente educacional.

Oficina 2: STORYTELLING

A professora adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Edvalda Araújo Leal, conduzirá a oficina sobre Storytelling, uma metodologia fundamentada no relato de fatos reais ou desenvolvidos com base na experiência humana para a transmissão do conhecimento. Para ela, a contação de histórias (escritas ou faladas) “mexem” com as emoções dos ouvintes. “Isto ocorre porque são representadas em dado contexto, mediante situação dramática, clímax e desfecho, o que facilita sobremaneira a significação e assimilação dos conceitos utilizados por parte dos ouvintes, tornando muito mais simples a comunicação entre professor e estudante”, destaca.

Oficina 3: PBL – PROBLEM BASED LEARNING

A professora associada do Departamento de Contabilidade e atuária da FEA/USP, Silvia Casa Nova e o doutor e mestre em Ciências Contábeis na linha de Contabilidade Financeira pela Universidade Federal de Uberlândia, Reiner Alves Botinha conduzirão a oficina sobre Problem Based Learning (PBL). A metodologia utiliza a resolução de problemas a fim de incentivar e promover a aprendizagem dos conhecimentos. Um dos fundamentos do método é ensinar o estudante a aprender por meio da busca apoiada por diversos recursos como: pesquisa bibliográfica, aulas, estudo em grupo, tutoria, trabalho prático e experimentos. O objetivo do método é sair da unicidade do conhecimento do professor para a diversidade.

Programação

8h – Credenciamento

8h45 – Abertura

9h – Painel de Abertura – Inovação e Práticas Pedagógicas no Ensino do Cooperativismo

Painelistas: Professora associada do Departamento de Contabilidade e atuária da FEA/USP, Silvia Casa Nova, professora adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Edvalda Araújo Leal e doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) Gilberto José Miranda.

10h – Intervalo

10h15 – Cases de Sucesso dos Cursos de Graduação em Gestão de Cooperativas

11h – Oficinas de Trabalho – Metodologias Didático-Pedagógicas

12h15 – Encerramento.

 

Inscrições: CLIQUE AQUI

Mais informações: (51) 3222-5500 ou: deivid-forgiarini@sescooprs.coop.br

CONFIRA TAMBÉM