A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop realizou na noite desse sábado (26/8) a solenidade de formatura da quarta turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, que contou com a presença de 23 alunos.
Na abertura, o diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos familiares e amigos dos formandos. “Trata-se de uma noite importante, porque é uma conquista construída durante anos”, disse. O diretor da faculdade falou sobre as capacitações realizadas para empregados e associados de cooperativas, que ocorrem durante o dia na instituição de ensino superior, e ressaltou que em 2016 passaram pela Escoop 25 mil pessoas e, em 2017, até o mês de agosto, 20 mil pessoas.
O professor e paraninfo, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, destacou o empenho e dedicação dos formandos ao longo da trajetória do curso. “Como o cooperativismo nos ensina, a união para realizações promove nela as transformações. Acredito que educar é um ato de cooperar e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, ao criar e manter a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, demonstra buscar transformações positivas, possibilitar que o Rio Grande do Sul seja modelo por contar com a primeira instituição de ensino superior dedicada ao cooperativismo é fazer diferente”, ressaltou. Segundo ele, a busca do conhecimento e de novos aprendizados é um caminho para a transformação da sociedade. “De fato, se você se forma, se você amplia aprendizados o mundo se transforma. No entanto, se você não dedica tempo para adquirir conhecimentos, se você não busca novos aprendizados, o mundo não deixará de se transformar”, completou Oliveira.
Em sua fala, o patrono da turma e presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou os presentes e destacou a importância da educação cooperativista para um mundo melhor. “O mundo de hoje exige transformações permanentes e nos exige permanente adaptação. O cooperativismo mais ainda, porque a nossa obra de arte e o nosso trabalho diário que temos que fazer é lidar com pessoas. Não é lidar com capitais, não é lidar com empresas, é lidar com gente, porque a cooperativa se faz de pessoas. São 2,9 milhões de pessoas que fazem o nosso cooperativismo no Rio Grande do Sul. São essas pessoas com quem vocês irão lidar. É muito mais complexo gerir pessoas do que gerir capital financeiro”, afirmou Perius.
Após o juramento realizado pelo formando Evaldo Faria Tiburski, os oradores da turma, Jordana Helfer e Cristian Sequeira, discursaram e destacaram a união, a dedicação e a sinergia da turma. “Hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas, sem dúvida é apenas uma das tantas vitórias que ainda queremos conquistar”, disse Jordana. Já o formando Cristian Sequeira chamou atenção para um dado importante da educação brasileira, que reflete na importância da conquista da turma “Admiração, pois eles passaram a barreira que menos de 10% da população brasileira conseguiu passar, a barreira do ensino superior”, afirmou.
Estiveram presentes também na solenidade de formatura o coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Mário De Conto; os professores homenageados, Ernesto Krug, Fernando Dewes e Jorge Marcelo, e o funcionário homenageado da instituição, Eli de Oliveira Freitas, além de familiares e amigos dos formandos.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...