Na última semana, os Professores Mário De Conto e Paola Richter Londero participaram da Conferência de Pesquisa da Aliança Cooperativa Internacional, na Universidade de Humboldt (Berlim, Alemanha). A Conferência teve como tema “Cooperativas e a transformação dos negócios e da Sociedade” e reuniu pesquisadores de diversos países.

O professor Mário De Conto apresentou o artigo “Potencial das Cooperativas de Plataforma no Direito Brasileiro”. De acordo com De Conto, “O painel foi extremamente participativo em virtude de que esse novo modelo – Cooperativismo de Plataforma – está emergindo em diversos países do mundo. Com ele surgem novas questões ao movimento cooperativo, ligados a digitalização, participação dos associados, direitos sociais, transparência e privacidade de dados”. A participação se deu no painel dedicado a discutir o Cooperativismo de Plataforma e, além do Brasil, contou com a participação de pesquisadores ligados a Institutos de Pesquisa da Itália, França e Alemanha.

No mesmo evento, o artigo “Um Ensaio sobre o Desempenho Econômico-Financeiro das Sociedades Cooperativas sob as dimensões de Mercado, do Cooperado e do Desenvolvimento Regional” de autoria da professora Paola Londero foi apresentado. Segundo ela, “é necessário discutir uma nova forma de avaliar o desempenho das cooperativas, de forma que tais métricas capturem a real estrutura de funcionamento das cooperativas, bem como sua natureza e princípios. Atualmente, utilizamos métricas que são adaptadas das sociedades de finalidade lucrativa e isso gera uma distorção na avaliação das nossas cooperativas”.

Ambos artigos são resultados dos projetos de pesquisa “Cooperativismo de Plataforma e Ambiente Jurídico” e “Avaliação da performance econômica, financeira e social das sociedades cooperativas sob a perspectiva da tomada de decisão”, respectivamente, que são executados pela ESCOOP, aprovados na chamada pública CNPq-SESCOOP.