A Escoop promoveu, entre os dias 21 e 23 de novembro, na sede da Faculdade, localizada na Avenia Berlim, 409, a 3ª Semana Acadêmica e 3ª Mostra de Iniciação Científica da Instituição, com o tema “A Responsabilidade Social das Cooperativas e o Desenvolvimento Regional”.

A abertura do evento, no dia 21/11, foi realizada pelo diretor da Escoop, Derli Schmidt que falou da importância de iniciativas como essa para a discussão acadêmica de temas importantes do cooperativismo. Segundo ele, a cada edição a Faculdade vai aprendendo a fazer melhor. O lançamento da Revista Reflexão Cooperativista também ocorreu na ocasião.

Migrações no RS

Sob o tema do primeiro dia, “Migrações no RS: o papel das cooperativas na inserção de imigrantes e refugiados”, o presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini, contou a caminha da Cooperativa no trabalho com imigrantes que começou no ano de 2012. Além da atuação e faturamento da cooperativa, ele contou como se deu a busca dos primeiros imigrantes haitianos, com o objetivo de buscar mão de obra, em que condições eles estavam, como se deu a adaptação deles no município de Encantado, os desafios da iniciativa e os resultados. Atualmente, cerca de 291 imigrantes haitianos, senegaleses e dominicanos trabalham no frigorífico da Cosuel, tornando-a um case de sucesso pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Após, a presidente da Fetrabalho/RS, Margaret Cunha, falou sobre os ciclos migratórios e dados sobre os refugiados no Brasil e no RS, as cooperativas que se formaram na época das imigrações e os pontos positivos e as dificuldades enfrentadas pelas cooperativas de trabalho ao empregar imigrantes. A advogada Márcia Abreu, integrante do Grupo de Apoio aos Imigrantes e Refugiados da UFRGS, apresentou dados sobre emigração, motivo para as pessoas saírem de suas cidades ou países de origem, o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Apoio e o estatuto estrangeiro.

Houve também a apresentação de artigos acadêmicos da Escoop e uma atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra, com a conferência “Caminhos Negros de Porto Alegre”, com o professor Manoel José Ávila e com a graduada pela Escoop, Rejane Marques.

No segundo dia (22/11), houve o painel “Desenvolvimento Regional e Inclusão Social”, com a pesquisadora da Unisc, Vonia Engel, o vice-presidente da Cooperativa Languiru, Renato Kreiemeier, o presidente da Sicredi Centro-Leste, Paulo Learsi e o coordenador administrativo da Coohagig, seguido da apresentação de artigos acadêmicos da Escoop.

Encerramento

No último dia (23/11), após a saudação do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, os presentes participaram do painel “Educação Cooperativista e Desenvolvimento Regional”, com o gerente do Projeto de Cooperação DGRV (Confederação das Cooperativas da Alemanha), Arno Boerger. Ele comentou sobre como funciona a capacitação cooperativa na Alemanha e o seu significado para o desenvolvimento regional, o que é a DGRV, seu papel e os serviços prestados, além dos fatores de êxito das cooperativas alemãs.

Por fim, os professores do Núcleo de Pesquisa da Escoop, Aziz Calzolaio, Paola Londero, Heitor José Mendina e Deivid Forgiarini apresentaram os temas de seus projetos de pesquisa, objetivos e metodologias, que estão sendo desenvolvidos, ligados à Gestão Estratégica de Cooperativas. O objetivo é garantir a integração entre as atividades de pesquisa realizadas pela Escoop e as necessidades das cooperativas.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...