A

Durante a semana de 2 a 6 de março a Escoop e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS receberam pesquisadores do Centro de Pesquisa de Cooperativismo da  Universidade de Hohenheim, uma das grandes referências da Alemanha. No primeiro dia da visita, os pesquisadores do Brasil e Alemanha apresentaram seus temas de pesquisa e futuras parcerias no Ensino, Pesquisa e Extensão entre a Escoop e a Universidade de Hohenheim.

Nos dias 3 e 4 de março, a delegação da Alemanha realizou visita técnica nas cooperativas Santa Clara, em Carlos Barbosa e na Cooperativa Vinícola Garibaldi, onde tiveram a oportunidade de conhecerem a governança, estruturas e demandas no que diz respeito à formação e educação. Também foram abordadas as necessidades atuais e estratégicas de capacitação e resultados de pesquisas orientadas para a prática sobre os desafios do setor.

Na manhã de quinta-feira, a Escoop promoveu a Reunião sobre Cooperação em Pesquisa – Brasil e Alemanha, com a participação de pesquisadores de diversas instituições gaúchas e de pesquisadores da Universidade de Hohenheim. O objetivo foi o de debater os avanços da pesquisa no cooperativismo e suas aplicações práticas. Foram abordados temas como transformação digital e perspectivas para as Cooperativas, compartilhando as experiências entre Brasil e Alemanha.

A missão terminou com a assinatura do Termo de Cooperação Acadêmica Trilateral entre a Escoop (Brasil) o centro de Cooperativismo da Universidade de Hohenheim (Alemanha) e o Instituto de Ensino do Cooperativismo ICES (Argentina). O Acordo de cooperação prevê a realização de atividades de ensino e pesquisa, com a perspectiva de cursos com certificação conjunta e atividades compartilhadas na pesquisa.