A Escoop promoveu, na manhã de hoje, 5 de abril, no auditório da Faculdade, a palestra “Gestão para a Excelência: Agenda em Cenários de Mudanças Exponenciais”com o Chief Operations Officer da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Marcos Bardagi.

O objetivo foi promover uma reflexão acerca da nova dinâmica do ambiente, do mercado e dos negócios, e como os diversos setores estão sendo afetados, assim como entender o potencial do Modelo de Excelência da Gestão. Assistiram à palestra, alunos dos Cursos de Especialização e do Mestrado, colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e docentes da Escoop, alunos da Graduação da Escoop e empregados e associados de cooperativas.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, expôs alguns números do cooperativismo gaúcho e falou sobre a importância de aprimorar a gestão nas cooperativas. “O Rio Grande do Sul está muito tímido em apresentar novas propostas de gestão. Precisamos avançar, ter o foco na cooperativa, e os donos das cooperativas são os associados. Vamos ser excelentes na nossa gestão que o cooperativismo vai para frente. Sejamos coop. Nós somoscoop”.

O diretor-geral da Escoop, Mário De Conto falou sobre o momento atual da Escoop e seu papel na inserção das cooperativas nos processos de inovação. “A Escoop está desenvolvendo muitas atividades nesse sentido. Estamos discutindo a inovação nas cooperativas e muito felizes com o papel que estamos desenvolvendo de apresentar e inserir elas no que há de mais inovador e moderno na questão da governança e gestão de cooperativas”.

O palestrante Marcos Bardagi discorreu sobre a importância da gestão para as transformações – sejam elas digitais ou não, os passos para uma gestão eficiente: planejar, executar, experimentar e adaptar. Para ele, quem cresce mais é quem melhor se adapta. Além disso, destacou os atributos das organizações exponenciais, as megatendências, os anticorpos da inovação. “Todo plano vai sofrer variações. O real vai ser diferente do planejado. Não estamos vivendo uma era de mudanças, e sim, uma mudança de era. Temos que pensar e agir digitalmente”, reiterou.

O palestrante

Marcos Bardagi é atualmente Chief Operations Officer (COO) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Organizações e Inovação, graduado pela FEI e pela UFRGS, possui também MBA em gestão empresarial pela Duke University, na Carolina do Norte (EUA). Tem ainda formação executiva em Gestão de Recursos Humanos pela FGV e Compliance pelo Insper. Exerceu cargos executivos para a América Latina e o Mercosul na Lufthansa, na Latam, na Celesio AG e na Siemens, em diversas áreas de negócios, notadamente telecomunicações e tecnologia da informação, distribuição e serviços aeronáuticos.

 

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...