ESCOOP realiza Curso de Inclusão dos Alunos com Necessidades Especiais, Focado em Leis e Processos de Inclusão para docentes e colaboradores

A Escola Superior do Cooperativismo (ESCOOP) realizou nos dias 23, 25 e 26 de julho o curso “Inclusão dos Alunos com Necessidades Especiais: Foco nas Leis e Processo de Inclusão” para docentes da graduação e colaboradores da Instituição de Ensino. O curso teve como objetivo abordar os conceitos fundamentais sobre as leis de inclusão, processos adequados para a inclusão efetiva, os principais desafios enfrentados e os tipos de deficiência, visando melhorar a acessibilidade e o aprendizado de alunos com necessidades educacionais especiais. Além disso, foram abordadas questões que englobam:

• Compreensão das Leis de Inclusão:
    • Visão geral das principais leis, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
    • Discussão sobre como essas leis afetam diretamente o dia a dia acadêmico.
  • Processos de Inclusão:
    • Passo a passo para a implementação de ajustes razoáveis.
    • Estratégias de adaptação curricular e tecnológica.
  • Desafios e Tipos de Deficiência:
    • Tipos de deficiências: sensoriais, físicas, intelectuais e psicológicas.
    • Discussão sobre os desafios específicos de cada tipo de deficiência no ambiente acadêmico.

O curso foi realizado na modalidade síncrona, promovendo a interação e troca de experiências entre os participantes e a professora, Silvana Tierling. Com a implementação deste curso, a ESCOOP espera contribuir significativamente para a formação de profissionais mais preparados e conscientes sobre a importância da inclusão.

Quer saber mais?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.

Biblioteca da ESCOOP recebe novidades nas prateleiras

Biblioteca da ESCOOP recebe novidades nas prateleiras Ao todo, são quase 100 títulos e mais de 115 exemplares. As indicações foram da comunidade acadêmica e pelos colaboradores do Sistema Ocergs O segundo semestre de 2024 começou com novidades nas prateleiras da...