O Mundo Cooperativo Gaúcho, sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS no Parque da Expodireto Cotrijal, sedia a partir deste mês curso de pós-graduação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop). O MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio teve sua aula inaugural no último final de semana, dias 22 e 23 de junho, ministrada pelo superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson José Lauermann, responsável pela disciplina de Autogestão e Governança Cooperativa.

O curso reúne 33 alunos, ligados a cooperativas agropecuárias de toda a Região Sul do Brasil. Quatro são colaboradores da Cotrijal: Diego Wasmuth (analista Comercial Grãos), Joelso Schneider (gerente Unidade de Negócios de Tio Hugo), Rodrigo Perin Raber (advogado) e Vitor Hugo Fengler (gerente Unidade de Negócios de Vista Alegre).

As aulas acontecem uma vez por mês, durante a sexta à tarde e à noite e sábado durante todo o dia. O curso se propõe a analisar os fatores de participação e representatividade como elementos necessários às boas práticas de governança às cooperativas, levando em conta que as cooperativas requerem a inclusão de mecanismos de participação e representatividade na sua governança; estudar e discutir as possibilidades e limites da capacidade de integração competitiva, tecnológica, organizacional e social de empresas autogestionárias. A conclusão está marcada para fevereiro de 2020.

Esta é a 13ª turma de pós-graduação da Escoop e o objetivo de realizar o curso fora da sede, localizada em Porto Alegre, é facilitar o acesso dos alunos do interior do Rio Grande do Sul. Estão em andamento atualmente no estado também MBA em Gestão de Cooperativas, MBA em Gestão de Cooperativas Vitivinícolas, MBA em Auditoria e Contabilidade Cooperativa e MBA em Gestão de Pessoas em Organizações Cooperativas. Além disso, há uma turma do MBA em Gestão de Cooperativas na Bahia.

A ESCOOP – Primeira faculdade exclusivamente voltada ao ensino, pesquisa e extensão em cooperativismo no país, a Escoop é mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul-SESCOOP/RS, que integra o denominado “Sistema S”, que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas. O objetivo da Escoop é qualificar profissionais para participarem ativamente e com competência na gestão das cooperativas, conciliando teoria, prática e técnicas administrativas com a história e doutrina cooperativista, e tem demonstrado ter condições adequadas para o cumprimento deste objetivo, tendo obtido conceito 4 (escala de 1 a 5) na última avaliação do Ministério da Educação.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no site www.escoop.edu.br. Ou ainda pelo e-mail interesse@escoop.edu.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal