DISCIPLINAS
2022
A disciplina oferece ao discente um ambiente de exposição e discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista, sob a ótica da perspectiva econômica e doutrinária. Permite contato com as perspectivas dos precursores e dos pioneiros do cooperativismo como movimento. Aprofunda a discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista no Brasil. Ademais, a disciplina permite que o discente estabeleça relação entre os princípios e valores do cooperativismo, a estrutura de funcionamento e os aspectos jurídicos das cooperativas.
Professor: Deivid Ileck Forgiarini
governança nas cooperativas.
Professor: Dieisson Pivoto
3. Direito e Legislação em Cooperativas 16h
Estuda a legislação do cooperativismo, responsabilidade civil e penal do cooperado e da Direção. Realiza estudos sobre a legislação brasileira, bem como sobre o direito comparado no campo das sociedades cooperativas, visando a instrumentalizar os profissionais da área nas especificidades jurídicas. Estuda o marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades aplicadas em cooperativas.
Professora: Leila Dissenha
2023
Apresenta o contexto macroeconômico brasileiro e o impacto nas cooperativas. Cooperativismo e desenvolvimento econômico. Apresentação e discussão do panorama das cooperativas do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul com base nos dados obtidos da Autogestão. Análise das cooperativas com base nos oito critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG®) da Fundação Nacional daQualidade. Debate e construção de estratégias de desenvolvimento, divulgação, distribuição e comercialização de serviços e produtos em prol do desenvolvimento das cooperativas.
Professor: Emanuel Calotê
Gestão estratégica: conceitos e modelos. Análise do ambiente externo e setorial: Análise PESTAL, Forças Competitivas. Análise do ambiente interno. Matriz SWOT. Planejamento estratégico. Estrutura organizacional orientada à estratégia. Execução estratégica. Monitoramento estratégico, BSC e indicadores de desempenho. PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas
Professor: Juarez Buriol
Conceito de gestão do conhecimento. Mapa integrativo da gestão do conhecimento. Conceitos: dado, informação e conhecimento. Contexto capacitante. Uso estratégico da informação e do conhecimento. Metodologias de gestão do conhecimento. Utilização de tecnologia no contexto da gestão do conhecimento. Ativos intangíveis e capital intelectual. Gestão do conhecimento e ecossistema de inovação. Inteligência Organizacional e competitividade.
Professora: Sandra Regina T. Santos
Explora os reflexos da Lei 5.764/71 na contabilidade das sociedades cooperativas. Apresenta e discute o papel dos demais
órgãos normatizadores e reguladores com impacto na contabilidade. Oferece um ambiente para compreensão das principais
peça contábeis que integram a contabilidade societária. Explora as diferenças entre a contabilidade societária, gerencial e
fiscal. Permite os alunos o contato com casos práticos de demonstrações financeiras e auxiliar no processo do entendimento
da análise econômico-financeira.
Professor: A definir
As funções financeiras, gestão e criação valor, interpretação dos balanços e demonstrações de resultados, gestão dinâmica do capital de giro, geração e controle do fluxo de caixa operacional, financiamento das atividades e crescimento sustentável, fluxo de caixa livre. Administração e planejamento financeiro das sociedades cooperativas. Explora margem de contribuição, relações custo-volume-lucro e métodos avançados de apuração de custos. Estuda gestão orçamentária e a integração do planejamento com o orçamento. Análise e discussão das políticas de distribuição de resultado em cooperativas.
Professora: June Alisson Westarb Cruz
Estimula os participantes para o desenvolvimento do projeto (Trabalho de Conclusão do Curso) por meio da discussão sobre análise das necessidades dos cooperados; análise de requisitos; execução do projeto; gestão dos custos.
Professor: Sandro Kirst
Estuda o regime de tributação a que estão sujeitas as sociedades cooperativas. O adequado tratamento tributário ao ato cooperado. Ato não cooperativo. Segregação dos atos. Tributos incidentes sobre o faturamento. Reorganização empresarial e planejamento tributário. Desenvolver o raciocínio lógico para a solução de problemas que envolvem cenários contábeis-tributários. Subsídios para o planejamento tributário e os reflexos nos resultados. As tendências de posicionamento das empresas frente ao planejamento tributário. Resultados de Atos Cooperativos e Não Cooperativos. Descaracterização das Cooperativas.
Professor: Rogério Carvalho
Conceitos de empreendedorismo. Características dos empreendedores. Importância dos empreendedores para o desenvolvimento. Intraempreendedorismo. Atividade empreendedora como opção de carreira. Micro e pequenas organizações e formas associativas. Introdução ao plano de negócios. Relações institucionais e operacionais das entidades cooperativas entre seus diversos segmentos e o poder público municipal, estadual e federal, numa visão educacional cooperativista. Caracterização da organização. Estrutura e etapas do projeto empreendedor
Professora: Alexandre de Souza Garcia
Conceito de inovação. Tipologias de inovação. Competências para inovar. Modelo de negócio e proposta de valor. Ecossistema de inovação nas sociedades cooperativas. Atuação em rede e intercooperação. Leis do incentivo a Inovação.
Professor: Carlos Alberto Oliveira de Oliveira
Administração de marketing em sociedades cooperativas. Planejamento,organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing. Estratégias de pesquisas, desenvolvimento, divulgação e canais de relacionamento. Redes sociais e marketing digital. CRM.
Professor: Gabriel Milan
A disciplina busca possibilitar aos alunos interação prática com as cooperativas, favorecendo a troca de experiências e o aprendizado coletivo. Por meio de uma missão técnica ao Estado do Rio Grande do Sul, a disciplina oferece uma compreensão e análise do Cooperativismo aos alunos.
Professora: Paola Richter Londero
Processos de vendas: venda técnica e venda interpessoal. Como lidar com objeções. Perfil dos consumidores. Técnicas de negociação. Programação Neurolinguística em vendas. Elaboração de propostas e orçamentos. Apresentação de produtos e serviços. Feedback de vendas. Funil de vendas.
Professor: Sandro Krist
Cultura organizacional e estilo de gestão como fatores de sucesso do processo de mudança. Mudança organizacional a partir das pessoas e das lideranças. Clima organizacional, motivação e produtividade. Comportamento humano nas organizações. Liderança e gestão de equipes. O modelo de gestão de pessoas baseado em competências e a prática de feedback. Apresenta os conceitos, funções e estratégias do Marketing interno como recurso estratégico para melhoria da produtividade, melhorando a qualidade da comunicação interna e utilizando-o como instrumento de cidadania empresarial. Explora os conflitos e técnicas de negociação internas.
Professor: Sheila Sampaio
A crise socioambiental, causas e cenários. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade cooperativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Ferramentas de gestão ambiental. Responsabilidade Social. Desenho e implementação de programas de Responsabilidade Social. Performance Social das organizações cooperativas. Instrumentos de mensuração e divulgação de resultados de ações sustentáveis: Global Reporting Initiative; Balanço Social Cooperativo; e, Relato Integrado.
Professor: Adolfo Plínio Pereira
Introdução a Gestão e Gerenciamento de Riscos, tratando sua evolução no tempo, principais conceitos e modelos existentes no mercado e cenário atual. Papeis e Responsabilidades dentro da cooperativa. Frameworks e modelos de Referência para Gerenciamento de riscos. Discute o
processo de identificação e classificação dos riscos, avaliação, mensuração, tratamento, monitoramento, informação e comunicação dos riscos. Explora o conceito, objetivos, função e vantagens da auditoria interna. Discute o Ambiente de Controles Internos – COSO – “The Committee of Sponsoring Organizations”
Professor: Josiane Brighenti
Explora conceito de Compliance como instrumento da Governança Corporativa e dos instrumentos para sua aplicação e sua mensuração nos processos de controle. Discussão sobre a implementação de políticas e as diretrizes nas sociedades cooperativas para cumprir com normas legais e regulamentares que as cooperativas são expostas. Oferece um ambiente para discussão sobre como desvios de conduta ou inconformidades devem ser evitadas, detectadas e tratadas. Explora o grau de responsabilidade exigido dos administradores e colaboradores.
Professor: Sabrina Pezzi
Estimula os participantes para o desenvolvimento do projeto (Trabalho de
Conclusão do Curso) por meio da apresentação parcial dos projetos e
direcionamento com o professor por meio da utilização da técnica de
design thinking.
Professor: Cinara Neumann Alves
2024
Orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso consiste na produção de artigo científico ou projeto de negócio aplicado para cooperativa.
Apresentação final dos projetos e socialização das propostas com as cooperativas.
Professor: Paola Richter Londero
Datas: 06 e 07 de abril de 2024
Professores
*Sujeito a alterações de data até a confirmação dos professores.
Informações
Inscrições: Realizadas por meio digital
Bolsas de Estudo Associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na ESCOOP, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo SESCOOP/RS, no valor de 70% (setenta por cento) das mensalidades.
Apoio: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio do Sul (SESCOOP/RS).
Investimento: O investimento do Curso de Especialização em Gestão de Gestão em Cooperativas – Turma Sergipe é de R$ 16.600,00 por aluno.
Aos alunos bolsistas do SESCOOP/RS, caberá 30% desse valor, ou seja, R$ 4.980,00 em até 20 parcelas de R$ 249,00.
Critérios de seleção dos alunos: (a) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento; (b) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento e que não receberam bolsa do SESCOOP/RS para cursos da ESCOOP no último ano; (c) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento e que não desistiram de bolsas do SESCOOP/RS para cursos da ESCOOP no último ano; (d) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas em geral; (e) Demais interessados.
**Prioridade para um participante de cada cooperativa, sendo a seleção por afinidade entre a área da pós-graduação e tempo de atuação do candidato na cooperativa. Caso haja disponibilidade, mais participantes da mesma cooperativa serão chamados.
*Serão destinadas 2 (duas) vagas para integrantes do Sistema OCERGS/SESCOOP-RS. Caso essas vagas não sejam preenchidas, o critério de seleção de alunos segue o disposto acima.