ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE

DE PESSOAS NAS

ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS

CURSO FINALIZADO.

Promover o desenvolvimento de competências e habilidades que agreguem valor ao desempenho de funções em áreas ligadas à Gestão de Pessoas nas organizações cooperativistas.

Modalidade: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

Área de conhecimento: Ciências Sociais e Aplicada

Coordenadora do curso: Profª. Paola Richter Londero

Carga horária total do curso: 378 horas

Início das aulas:18 de Outubro de 2019

Horário: Sexta-feira 13h00 às 21h00 e Sábado 8h00 às 12h00 – 13h00 às 17h00

Público: Cooperados e Colaboradores de Cooperativas

Turma: 40 vagas

Cidade: ESCOOP – Av. Berlim, 409 • Bairro: São Geraldo • Porto Alegre / RS

DISCIPLINAS

2019
1.Identidade Cooperativista 16h

A disciplina oferece ao discente um ambiente de exposição e discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista, sob a ótica da perspectiva econômica e doutrinária. Permite contato com as perspectivas dos precursores e dos pioneiros do cooperativismo como movimento. Aprofunda a discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista no Brasil. Ademais, a disciplina permite que o discente estabeleça relação entre os princípios e valores do cooperativismo, a estrutura de funcionamento e os aspectos jurídicos das cooperativas.

Aula I – 18/10/2019

Aula II – 19/10/2019

2.Desenvolvimento Regional 16h

A disciplina propõe pensar os processos de gestão de pessoas considerando a cooperativa como organização estratégica para a promoção do desenvolvimento. Dispõe sobre a relação entre os conceitos de desenvolvimento regional e o dia-a-dia da gestão de pessoas em uma cooperativa. A disciplina abarcará os conceitos de território e região, como espaços construídos socialmente, os processos de regionalização, cultura e sociedade, identidade regional, sustentabilidade e desenvolvimento regional.

Aula I – 29/11/2019

Aula II – 30/11/2019

3.Cenário Macroeconômico e o Cooperativismo 16h

Apresenta o contexto macroeconômico brasileiro e o impacto nas cooperativas. Cooperativismo e desenvolvimento econômico. Apresentação e discussão do panorama das cooperativas do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul com base nos dados obtidos da Autogestão. Análise das cooperativas com base nos oito critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG®) da Fundação Nacional da Qualidade, com foco nos critérios de pessoas, liderança e sociedade. Debate e construção de estratégias de desenvolvimento da área de gestão de pessoas em prol do desenvolvimento das cooperativas.

Aula I – 13/12/2019

Aula II – 14/12/2019

2020
4.Autoconhecimento para Gestão de Pessoas 16h

Importância do autoconhecimento. Modelos de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Exercícios práticos de autoconhecimento. Elaboração de um Plano de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Aula I – 20/03/2020

Aula II – 21/03/2020

5.Gestão de Cargas, Carreiras e Remuneração 16h

Transformações no mundo do trabalho e análise do seu impacto na forma como as organizações remuneram seus empregados. Comparação entre as limitações da forma tradicional de remunerar e os novos modelos de remuneração que estão surgindo. Conceito de planejamento de carreira e a importância do planejamento de carreira. O papel da empresa no planejamento de carreira; o papel das pessoas no planejamento de carreira; tendências gerais na gestão de carreira. Etapas de planejamento de carreira. Exercício de planejamento de carreira. Modelos de carreiras.

Aula I – 17/04/2020

Aula II – 18/04/2020

6.Atração e Seleção de Pessoas 16h

Processo de recrutamento e seleção dentro do ambiente organizacional cooperativista, incluindo metodologias, tendências e o papel de recursos humanos. Técnicas de seleção, aspectos legais, seleção interna, terceirização.

Aula I – 22/05/2020

Aula II – 23/05/2020

7.Avaliação e Capacitação de Pessoas 16h

Gestão do Desempenho Humano: o que é desempenho. Modelos de avaliação integrada de desempenho. Indicadores de desempenho organizacionais. Alinhamento entre Gestão Organizacional e Desempenho. Construção de instrumentos de avaliação de desempenho. Treinamento e desenvolvimento. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. Universidade corporativa. Ensino a distância e tendências na área de treinamento e desenvolvimento.

Aula I – 22/05/2020

Aula II – 23/05/2020

8.Metodologia da Pesquisa 16h

A disciplina oferece uma discussão sobre os pressupostos filosóficos, paradigmas, fundamentos e principais tendências da pesquisa em ciências sociais aplicadas. Oferece fundamentos e instruções gerais sobre o que são teorias, variáveis, hipóteses e como construir o problema e objetivo de pesquisa relevante para o contexto das cooperativas. Apresenta as abordagens e tipos de pesquisa. Oferece fundamentos e instruções revisão bibliográfica. Possibilita noções sobre argumentação científica, estruturação, estilo e padrões de citações na pesquisa científica.

Aula I – 10/07/2020

Aula II – 11/07/2020

9.Métodos e Instrumentos de Pesquisa Aplicada 16h

Discute sobre diferentes estratégias de pesquisas e o trade-off existente entre a profundidade de análise e o grau de generalização da pesquisa. Aprofunda o conhecimento sobre a abordagem qualitativa e suas técnicas de coleta de dados, bem como a abordagem quantitativa e os instrumentos de coleta de dados primários e secundários. Explora as possibilidades de análise de dados qualitativos e quantitativos.

Aula I – 14/08/2020

Aula II – 15/08/2020

10.Planejamento Estratégico em Gestão de Pessoas 16h

Identidade organizacional. Plano estratégico: objetivo, estratégia, estrutura. Análise do ambiente e da organização. Alinhamento das estratégias de gestão de pessoas ao planejamento estratégico da cooperativa. Novos cenários no mundo do trabalho e as consequências pessoais das transformações no mundo do trabalho.

Aula I – 11/09/2020

Aula II – 12/09/2020

11.BSC Aplicado a Gestão de Pessoas 16h

O BSC como ferramenta de gestão de pessoas. Indicadores de desempenho da área de gestão de pessoas. Sistemas de informações gerenciais, monitoramento e análise dos resultados.

Aula I – 09/10/2021

Aula II – 23/10/2021

12.Diagnóstico e Medidas do Comportamento Organizacional16h

Bases e modelos de diagnóstico organizacional e comportamental. Indicadores qualitativos e quantitativos do comportamento organizacional. Critérios e instrumentos de medida do comportamento organizacional. Construção e desenvolvimento de instrumentos de medida específicos para a cooperativa. Fases do diagnóstico do comportamento organizacional.

Aula I – 06/11/2021

Aula II – 20/11/2021

13.Gestão dos Processos Organizacionais16h

Gestão de pessoas e gestão de processos. Identificação e mapeamento de processos organizacionais estratégicos. Análise dos processos e do grau de alinhamento dos mesmos às estratégias organizacionais. Construindo a sincronia organizacional. Projeto de novos processos.

Aula I – 04/12/2021

Aula II – 18/12/2021

Carga horária total: 160h

2021
14.Fundamentos de Gerenciamento de Projetos 16h

Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos.

Aula I – 12/03/2021

Aula II – 26/03/2021

15.Desenvolvimento da Competência interpessoal 16h

Compreensão dos processos envolvidos na dinâmica das relações interpessoais: comunicação intra e interpessoal, auto e heteropercepção, empatia, saber ouvir, autoestima, prática do feedback no relacionamento interpessoal.

Aula I – 09/04/2021

Aula II – 30/04/2021

16.Tópicos de Legislação Trabalhista 16h
Jurisprudência trabalhista mais recente e importante e suas aplicações nas relações de trabalho. Contratos e regulamentações especiais de trabalho: a preocupação prática e soluções de problemas do cotidiano. Trabalho subordinado e o trabalho autônomo. A negociação coletiva como forma ideal de regulação e o movimento sindical brasileiro e suas características.
17.Gestão da Comunicação Interna e de Conflitos 16h

Comunicação e integridade organizacional. Endomarketing e a comunicação interna como ferramenta de gestão. Importância estratégica da comunicação. Problemas de comunicação intraorganizacional. Conflitos no trabalho e sua administração.

Aula I – 13/08/2021

Aula II – 29/08/2021

18.Gestão da Criatividade, Inovação e Mudança Organizacional 16h

A importância estratégica da gestão da criatividade. Aspectos do ambiente organizacional favoráveis a criatividade e inovação. Mudança organizacional como imperativo para a sobrevivência da cooperativa. Princípios da mudança organizacional. O papel da gestão de pessoas na criatividade, inovação e mudança organizacional.

19.Liderança e Motivação para o Trabalho 16h

Visões sobre líder e liderança. Poder e liderança. Modelos e estilos de liderança. Perfil do líder do cooperativismo. Formação e desenvolvimento de líderes para o cooperativismo. A importância fundamental da motivação no trabalho. Visões sobre motivação. Cooperativismo e motivação. O líder motivador. Como motivar para o trabalho.

20.Coaching e Mentoring 16h

Explora os conceitos e definições do coaching e mentoring. Estrutura, objetivos, e caminhos para o coaching. Dimensões e escopo de ações de mentoring. Diferenças entre coaching e mentoring. Personal coaching vs. mentoring. Estuda as bases para decisão: razão, emoção, intuição e instinto. As abordagens para consecução de resultados: formal, colegiada e personalística. Gerenciando equipes através de uma liderança de alto impacto.

21.Sustentabilidade nas Sociedades Cooperativas 16h

A crise socioambiental, causas e cenários. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade cooperativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Ferramentas de gestão ambiental. Responsabilidade Social. Desenho e implementação de programas de Responsabilidade Social. Performance Social das organizações cooperativas. Instrumentos de mensuração e divulgação de resultados de ações sustentáveis: Global Reporting Initiative; Balanço Social Cooperativo; e, Relato Integrado.

Aula I – 11/12/2021

Aula II – 12/12/2021

 

22.Gestão de Risco e Compliance em Cooperativas 16h

Introdução a Gestão e Gerenciamento de Riscos, tratando sua evolução no tempo, principais conceitos e modelos existentes no mercado e cenário atual. Papeis e Responsabilidades dentro da cooperativa. Frameworks e modelos de Referência para Gerenciamento de riscos. Discute o processo de identificação e classificação dos riscos, avaliação, mensuração, tratamento, monitoramento, informação e comunicação dos riscos. Explora conceito de Compliance como instrumento da Governança Corporativa e dos instrumentos para sua aplicação e sua mensuração nos processos de controle. Discussão sobre a implementação de políticas e as diretrizes nas sociedades cooperativas para cumprir com normas legais e regulamentares que as cooperativas são expostas.

Aula I – 11/12/2021

Aula II – 12/12/2021

23.Orientação de TCC 10h

Orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso consiste na produção de artigo científico ou projeto de negócio aplicado para cooperativa.

Carga horária total: 58h

2022
24.Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso 16h

Apresentação do Trabalhos de Conclusão do Curso para Banca de Professores e Avaliadores vinculados ao cooperativismo

Março

Professores

*Sujeito a alterações de data até a confirmação dos professores.

Informações

Período das inscrições: 03/02/2020 ao dia 02/03/2020

Inscrições: Realizadas por meio digital

Bolsas de Estudo Associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na ESCOOP, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo SESCOOP/RS, no valor de 70% (setenta por cento) das mensalidades.

Apoio: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio do Sul (SESCOOP/RS).

Investimento: O investimento do Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Organizações Cooperativas – TI é de R$ 16.600,00 por aluno.

Aos alunos bolsistas do SESCOOP/RS, caberá 30% desse valor, ou seja, R$ 4.980,00 em até 20 parcelas de R$ 249,00.

Critérios de seleção dos alunos: (a) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento; (b) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento e que não receberam bolsa do SESCOOP/RS para cursos da ESCOOP no último ano; (c) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento e que não desistiram de bolsas do SESCOOP/RS para cursos da ESCOOP no último ano; (d) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas em geral; (e) Demais interessados.

**Prioridade para um participante de cada cooperativa, sendo a seleção por afinidade entre a área da pós-graduação e tempo de atuação do candidato na cooperativa. Caso haja disponibilidade, mais participantes da mesma cooperativa serão chamados.

*Serão destinadas 2 (duas) vagas para integrantes do Sistema OCERGS/SESCOOP-RS. Caso essas vagas não sejam preenchidas, o critério de seleção de alunos segue o disposto acima.