“Da teoria à prática há uma grande diferença. A oportunidade de conhecer o trabalho do cooperativismo na prática é uma excelente vivência e contribui para o aprendizado”.

Dessa forma o professor das disciplinas de Governança Corporativa e Cooperativa e de Mercados e Negociação Cooperativa, Ernesto Enio Budke Krug, avalia os resultados da visita técnica de duas turmas de estudantes do Curso Superior em Gestão de Cooperativas da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop).

Os 31 estudantes, acompanhados do professor, foram recebidos na Languiru no dia 11 de maio. A programação contou com visitação ao Frigorífico de Suínos, em Poço das Antas; à loja Agrocenter Languiru e ao Supermercado Languiru, no Bairro Languiru, em Teutônia; ao Frigorífico de Aves, em Westfália; e à Granja da Fundação Agrícola Teutônia, associada da Languiru com produção leiteira. O objetivo foi possibilitar que o grupo conhecesse de perto o dia a dia da prática do cooperativismo trabalhado em sala de aula, além de conferir in loco diferentes modelos de negócios cooperativos.

O grupo foi acompanhado pelo gerente de fomento, Beto Aurélio Markus, e pelo engenheiro agrônomo, coordenador do Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru, Fernando Staggemeier. Os estudantes ainda participaram de palestra com o presidente Dirceu Bayer, que apresentou a cooperativa e enalteceu os processos de qualidade na produção de alimentos. “Muitos investimentos foram realizados nos últimos anos, especialmente na automação do nosso parque industrial e na formação de novas lideranças para a sucessão na propriedade rural dos associados e na própria gestão da Cooperativa Languiru”, exemplificou.

Bayer também falou de cenários e da importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social.

“O cooperativismo gera emprego, renda, impostos e riqueza. Com certeza é o modelo ideal e mais justo para recuperar a economia brasileira. Nosso país possui um enorme potencial produtivo no agronegócio”, concluiu, colocando-se à disposição dos estudantes para esclarecer dúvidas.

“A visita traz excelentes resultados, com a possibilidade de ouvir e questionar o presidente Dirceu Bayer sobre os diferentes temas, além da troca de informações com os demais coordenadores setoriais e equipe de colaboradores que acompanharam o grupo na visita técnica. As diferentes temáticas abordadas ainda serão amplamente discutidas pelo grupo em sala de aula, a partir da elaboração e apresentação de relatórios. Nesse projeto serão destacados aspectos como a preocupação da Languiru com a qualidade e rastreabilidade de seus produtos, bem como estratégias de trabalho no mercado interno e externo”, conclui Krug.

Informações: Assessoria de Comunicação Languiru