No dia 1º de outubro a Cooperativa Languiru recebeu a visita de turma de estudantes da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), de Porto Alegre. A atividade integrou aprendizado da disciplina de Estudo de Caso Prático, ministrada pelo professor Ernesto Krug.

Na oportunidade o grupo visitou o Frigorífico de Suínos da Languiru, propriedade de associado, a Indústria de Laticínios, as lojas Agrocenter – Ferragens, Ferramentas, Máquinas e Bazar e Agrocenter – Insumos, além do Supermercado Languiru do Bairro Languiru. A programação ainda contou com saudação do presidente da cooperativa, Dirceu Bayer, e palestra do vice-presidente Renato Kreimeier durante almoço na Associação dos Funcionários da Languiru.

Nas unidades industriais os estudantes conheceram o processo de industrialização, desde a chegada da matéria-prima até a expedição, com destaque para os processos de controle da qualidade, seguido de degustação.

Na propriedade do associado Gilberto Brune, em Linha Clara, com produção de leite e suínos, os estudantes conheceram as instalações e características da propriedade familiar. “Costumo dizer que toda propriedade rural é uma pedra bruta, que deve ser lapidada pelos produtores rurais. Toda propriedade precisa evoluir para aumentar os seus índices de produtividade”, destacou Gilberto, acompanhado do filho Renan.

Pai e filho apresentaram breve histórico da propriedade familiar, enaltecendo a evolução ao longo dos anos em infraestrutura e índices de produção, com detalhamento do processo de sucessão familiar em andamento. “Nossa região é caracterizada por pequenas propriedades rurais, e nesse contexto a eficiência produtiva é essencial para a sustentabilidade das atividades no campo”, frisou Renan.

Segundo Gilberto, a solução para o agronegócio está no cooperativismo. “As cooperativas são a garantia de pagamento pela produção. Sempre fui cooperativista e sinto muito orgulho de participar da Cooperativa Languiru. Os associados têm liberdade e acesso às informações, às pessoas e profissionais de diferentes setores e da direção. Como associados, somos donos da cooperativa”, afirmou o pai.

O professor Krug se disse feliz com os depoimentos da família Brune e extremamente satisfeito com a visão de cooperativismo e trabalho pela sucessão familiar. “As visitas à Languiru e propriedade de associado são muito importantes, principalmente para que os estudantes conheçam outras realidades e o trabalho exemplar desenvolvido pela cooperativa. Com certeza a atividade no campo sobrevive com escala econômica, e vocês estão de parabéns pelo trabalho em prol do desenvolvimento das pequenas propriedades rurais e das comunidades onde a Languiru está presente”, enalteceu, falando ainda da importância do trabalho de assistência técnica e do crédito rural para esse desenvolvimento no campo.

Case de sucesso

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, destacou a atuação da cooperativa nos mercados interno e externo. Também falou das características da pequena propriedade familiar. O vice-presidente Renato Kreimeier proferiu palestra, seguida de apresentação de vídeo institucional da Languiru.

Receberam destaque nas falas da direção a diversidade produtiva, a atuação do círculo de máquinas e o programa de Boas Práticas na Fazenda, que prima pela qualidade dos produtos Languiru desde a origem da matéria-prima na propriedade dos associados.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...