O Grupo de Pesquisa da Escoop “Governança Corporativa em Sociedades Cooperativas” promoveu no dia 3 de agosto, no auditório da Escoop, a Palestra “Radiografia das Estruturas de Governança nas Cooperativas Brasileiras dos Ramos Agropecuário e rédito – 2017”, com o professor do Observatório de Cooperativismo da Universidade de São Paulo/RP, Davi Rogério de Moura Costa.

Costa destacou a importância dos estudos que desenvolve. “É uma oportunidade ímpar de falar em um lugar que estuda e compartilha o ideal que a gente tem. Nessa longa data de estudos, tornou-se um ideal tentarmos mudar a vida do cooperado. As minhas pesquisas têm por pressuposto mudar e melhorar o mundo. E se eu conseguir tornar a cooperativa melhor, torno a vida do cooperado melhor e, consequentemente, o mundo em que vivemos”.

Durante a palestra, foram apresentados os conceitos de cooperativas, governança, performance/desempenho, adotados pelo Observatório do Cooperativismo, os procedimentos metodológicos utilizados para analisar os indicadores de governança, a importância do conselho de administração e os mecanismos internos das cooperativas dos ramos Crédito e Agropecuário.

Sobre a relação entre governança e performance, ele informou e analisou a existência de três manuais de boas práticas de governança (do Banco Central, OCB e Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e suas eficácias. Após análises de vários aspectos de cada ramo, Costa considera inconclusivos os resultados para a relação entre governança e performance por duas razões: o conceito de Cooperativa precisa ser melhor definido e os dados e todos os indicadores precisam de mais reflexão. “Não podemos dizer para uma cooperativa seguir determinadas regras de boas práticas. Cada cooperativa tem a sua realidade e ela deve ser estudada para que saibamos quais aspectos que devem ser considerados”, frisou.

E propôs uma agenda de pesquisa com os seguintes questionamentos: Cooperativa aumenta bem-estar do cooperado e entorno? Como isto ocorre? Quais as políticas públicas e ações (formação) dos stakeholders que podem reforçar este papel?

Para o diretor da Escoop, Derli Schmidt, esse tipo de evento é importante para o desenvolvimento de um cooperativismo que dialogue com o século 21. Para o coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Mário de Conto, esse é um momento importante para a Faculdade. “A palestra faz parte da programação do grupo de pesquisa da Escoop sobre governança e também dos estudos do nosso Núcleo de Pesquisa. Hoje foram apresentados dados importantíssimos que fazem com que questionemos nossas ‘certezas acadêmicas’ “.

Participaram da palestra técnicos do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, professores e alunos da Escoop e Unisinos.