a escoop

 + A Escoop surgiu com o objetivo de atender as demandas de qualificação das cooperativas gaúchas. A primeira experiência, que culminou na criação da Faculdade, ocorreu entre os anos de 2007 e 2010, no Curso Superior de formação específica em Gestão de Cooperativas, o Gescoop, realizado em parceria com a Univates, de Lajeado, e formou sua primeira turma em maio de 2010.

+A Escola Superior do Cooperativismo – Escoop foi credenciada pelo Ministério da Educação através da Portaria n° 994, de 19 de julho de 2011, assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que autorizou o funcionamento da primeira Faculdade voltada exclusivamente ao Cooperativismo no Brasil, publicado no Diário Oficial da União no dia 25 julho de 2011. A Escoop é uma iniciativa do Sescoop/RS que pretende formar gestores de cooperativas, buscando qualificar ainda mais o Cooperativismo Gaúcho.

Na ESCOOP acreditamos que a educação é o caminho para o alcance da sustentabilidade das cooperativas e do movimento cooperativista e que a busca
constante pelo conhecimento é o que permite a antecipação dos desafios do mundo atual e garante a continuidade das organizações. Na nossa Graduação e Pós-graduação, buscamos contribuir para aprimorar os conhecimentos e fornecer melhores condições de controle, fiscalização e principalmente administração das cooperativas.

Os projetos do curso ultrapassam o foco nos conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional e abrangem os valores e princípios do
cooperativismo e a formação de novas lideranças no sistema cooperativista.

Missão

Promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas por meio de soluções inovadoras e de excelência na aprendizagem e pesquisa.

Visão

Ser referência em aprendizagem,
pesquisa e inovação no cooperativismo.

Função

Executar o ensino de formação profissional para as cooperativas;
Fomentar a produção científica no campo do cooperativismo;

Disseminar o conhecimento do cooperativismo em seus aspectos sociais e econômicos.

Avaliação do MEC

O Ministério da Educação/Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior atribuiu conceito 5 ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da ESCOOP. A atribuição foi divulgada na portaria SERES/MEC N 457, de 29 de novembro de 2023. A avaliação para a atribuição do conceito é formada por quatro dimensões, onde é analisado o contexto institucional, a organização institucional e pedagógica, o corpo docente e as instalações da instituição.

A MANTENEDORA

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS) promove a cultura cooperativista e a sustentabilidade das cooperativas. Atua em três áreas para melhorar a qualidade de vida e bem-estar de seus associados, empregados e familiares.
Sua missão é promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da governança e gestão para o desenvolvimento sustentável das cooperativas no Rio Grande do Sul.

Corpo Dirigente

Diretor geral: José Máximo Daronco

Coordenador do curso de graduação: Rejane Kieling

Coordenadora de cursos de pós-graduação: Paola Richter Londero

Coordenadora de ensino, pesquisa e extensão: Paola Richter Londero