Plataforma Educacional FormaEscoop com recursos de acessibilidade

A plataforma Formaescoop introduziu recentemente uma série de recursos de acessibilidade,  reiterando seu compromisso com a inclusão digital. Essas novas funcionalidades visam tornar a navegação mais inclusiva e acessível para os usuários. Entre os recursos implementados estão:

• Texto Maior: A opção de aumentar o tamanho do texto é uma consideração importante para usuários com dificuldades visuais. Permitir que o texto seja ampliado sem perder a clareza ou a formatação garante que os usuários possam ler confortavelmente.
    • Links Destacados: A funcionalidade de links destacados é essencial para melhorar a experiência do usuário em um site. Ao tornar os links mais visíveis, os usuários podem navegar de forma mais intuitiva e eficiente. Isso é especialmente útil em páginas com grande quantidade de conteúdo, onde encontrar um link específico pode ser desafiador.
    • Contraste: Opções de contraste elevado são vitais para usuários com baixa visão. O contraste adequado entre o texto e o fundo pode significativamente melhorar a legibilidade para muitas pessoas, incluindo aquelas com condições como catarata ou degeneração macular.
    • Espaçamento de Texto: Ajustar o espaçamento entre caracteres, palavras e linhas pode tornar o texto muito mais fácil de seguir. Isso é particularmente benéfico para pessoas com dislexia ou outras dificuldades de leitura, pois reduz a confusão visual e melhora a compreensão.
    • Parar Animações: Animações constantes podem ser distrativas ou até mesmo causar desconforto para usuários com certas condições neurológicas. A capacidade de parar animações permite que esses usuários naveguem pelo conteúdo sem interrupções ou desconforto.
    • Ocultar Imagens: Para usuários que preferem se concentrar exclusivamente no texto ou têm conexões de internet limitadas, a opção de ocultar imagens pode ser muito útil. Isso também beneficia pessoas que usam leitores de tela, pois podem navegar pelo conteúdo sem a distração de descrições de imagens.
    • Dislexia Amigável: Fontes e layouts amigáveis para disléxicos são cruciais para tornar o conteúdo acessível. Usar fontes sem serifa e layouts bem organizados pode ajudar a melhorar a legibilidade e a compreensão para usuários com dislexia.
    • Cursor Personalizado: A personalização do cursor, como aumentar seu tamanho ou alterar sua cor, pode ajudar usuários com dificuldades visuais a localizar e seguir o cursor na tela com mais facilidade, melhorando a navegação e a interação com o conteúdo digital.
    • Barra de Ferramentas: Uma barra de ferramentas bem projetada pode oferecer atalhos e funcionalidades adicionais que tornam a navegação mais rápida e menos cansativa. Isso é especialmente útil para usuários com mobilidade reduzida ou aqueles que preferem alternativas ao uso do teclado e mouse.

Essas melhorias refletem o compromisso da Formaescoop em proporcionar uma experiência de usuário mais inclusiva e acessível, garantindo que os usuários possam utilizar a plataforma de maneira mais eficiente e confortável.

A FORMAESCOOP é a plataforma educacional exclusiva da Escola Superior do Cooperativismo. Nela, podem ser disponibilizados cursos assíncronos personalizados da sua cooperativa de maneira GRATUITA (para as cooperativas regulares com o Sistema Ocergs). Saiba mais sobre a FormaESCOOP aqui.

Quer saber mais?

Entre em contato pelo e-mail: relacionamento@escoop.edu.br e saiba mais detalhes.

Biblioteca da ESCOOP recebe novidades nas prateleiras

Biblioteca da ESCOOP recebe novidades nas prateleiras Ao todo, são quase 100 títulos e mais de 115 exemplares. As indicações foram da comunidade acadêmica e pelos colaboradores do Sistema Ocergs O segundo semestre de 2024 começou com novidades nas prateleiras da...