ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA

INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

COOPERATIVAS

CURSO FINALIZADO.

Visa à qualificação na criação, no gerenciamento e na implementação de projetos com foco em inovação. Busca promover a sinergia entre um profundo entendimento das pessoas, a estruturação de modelos de negócio consistentes e a viabilidade tecnológica permitindo a construção de uma vantagem competitiva efetiva e sustentável para sociedades cooperativas.

Modalidade: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

Área de conhecimento: Ciências Sociais e Aplicada

Coordenadora do curso: Profª. Paola Richter Londero

Carga horária total do curso: 378 horas

Início das aulas:14 de Março de 2020

Horário: Sábado 8h00 às 12h00 – 13h00 às 17h00 – Duas vezes ao mês.

Público: Cooperados e Colaboradores de Cooperativas

Turma: 40 vagas

Cidade: ESCOOP – Av. Berlim, 409 • Bairro: São Geraldo • Porto Alegre / RS

DISCIPLINAS

2020
1.Propósito cooperativista na era da informação 16h

A disciplina oferece ao discente um ambiente de exposição e discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista, sob a ótica da perspectiva econômica e doutrinária e os desafios perante um ambiente de transformação. Aborda a cooperação como um método potencializador da inovação, impacto positivo e sustentabilidade. Permite que o discente estabeleça relação entre os princípios e valores do cooperativismo, a estrutura de funcionamento e os aspectos jurídicos das cooperativas na era da informação.

Aula I – 14/03/2020

Aula II – 28/03/2020

2.Ecossistema de inovação 16h

Estimula o debate temas como: Novas Tecnologias; Criatividade como input central; Design Thinking; The Lean Startup; Economia Criativa; Storytelling; Parques Tecnológicos; Organizações Exponenciais; SCRUM; UX (User Experience); Invenção x Inovação. Aborda diferentes práticas de construção de ecossistemas que fomentam inovação no mundo dos negócios, tais como aceleradoras corporativas, laps de inovação, programas de inovação aberta, programas de intraempreendedorismo, entre outros.

Aula I – 18/04/2020

Aula II – 25/04/2020

3.Criatividade e Disrupção 16h

Conceituação e aplicabilidade de criatividade, criação e inovação. Processo criativo. Tipos de pensamento. Processo de desenvolvimento da criatividade individual e coletivo. Comportamento criativo. Bloqueios e destraves da criatividade. Técnicas criativas de geração, exploração e aprofundamento de ideias.

Aula I – 16/05/2020

Aula II – 30/05/2020

4.Transformação da estratégia organizacional 16h

Discute como o tema da inovação está inserido na cooperativa e relacionado com propósitos, processos, pessoas e políticas de inovação. Propicia a compreensão de como o tema inovação pode ser gerenciado em diferentes contextos organizacionais, alinhado com as diretrizes estratégicas, com a finalidade de planejar e implementar estratégias competitivas de mercado.

Aula I – 20/06/2020

Aula II – 27/06/2020

5.Mudança e desenvolvimento de cultura 16h

Mudança organizacional como imperativo para a sobrevivência da cooperativa. Princípios da mudança organizacional. O papel da gestão de pessoas na criatividade, inovação e mudança organizacional. Estimula a reflexão crítica sobre o comportamento organizacional, o indivíduo e a organização, cultura e poder, valores, atitudes e satisfação com o trabalho.

Aula I – 11/07/2020

Aula II – 25/07/2020

6.Governança no meio digital 16h

Permite ao discente explorar diferentes abordagens teóricas e enunciados, como direito de propriedade, direito de controle, direito de retorno, assimetria de informação, game theory e agency theory. Utilização de big data. A disciplina aborda a importância, conceitos, questões centrais e ferramentas de governança corporativa e sua aplicação em cooperativas. Explora o modelo e mecanismos de governança no ambiente digital.

Aula I – 15/08/2020

Aula II – 29/08/2020

7.Experiência com cooperado e relacionamento digital 16h

Explora as seis competências em torno da gestão da experiência do consumidor. Discute mecanismo de pesquisa para entender seus clientes em profundidade. Estuda a priorização: concentre-se no que é mais importante; design – construa experiências com base na profunda compreensão do cliente; capacitação – forneça aos funcionários os recursos necessários para proporcionar as experiências certas; medição – quantifique a qualidade das experiências; cultura – crie um sistema de valores e comportamentos que sustente a experiência.

Aula I – 12/09/2020

Aula II – 26/09/2020

8.Desbravando a tecnologia da informação 16h

Explora Ambientes computacionais e tecnologias da informação e comunicação. Apresenta elementos de hardware e software. Estuda tecnologias de telecomunicações e redes de informação. Explora Data Mining no banco de dados do Cobit. Apresenta tendências da indústria e discute a ética na computação. Analisa novas tecnologias da informação e mudanças de paradigma no ambiente de negócios das cooperativas.

Aula I – 17/10/2020

Aula II – 31/10/2020

9.Inovação aberta 16h

Aborda os principais aspectos e ferramentas relacionados à inovação aberta (open innovation), sua aplicabilidade e como a cocriação pode gerar vantagens competitivas para uma organização na adoção de critérios e práticas de inovação. Explora como a exemplos de como funciona a inovação aberta em diferentes áreas e tipos de organizações.

Aula I – 07/11/2020

Aula II – 21/11/2020

9 10.Execução da estratégia por métodos ágeis 16h

Discutir a evolução histórica das metodologias de desenvolvimento e implementação de projetos. Explorar técnicas de modelos ágeis de projetos e suas aplicações em projetos de inovação.

Aula I – 05/12/2020

Aula II – 19/12/2020

Carga horária total: 160h

2021
11.Desenvolvimento de projetos 16h

Estimula os participantes para o desenvolvimento do projeto (Trabalho de Conclusão do Curso) por meio da discussão sobre análise das necessidades dos cooperados; análise de requisitos; execução do Projeto; gestão dos Custos

Aula I – 13/03/2021

Aula II – 27/03/2021

12.Redesenho dos processos 16h

Apresentar conceitos importantes sobre gerenciamento de processos. Identificar os principais desafios para a manutenção e gestão dos processos. Discute a arquitetura organizacional e os novos desenhos para organizações. Explora o sistema de informações de apoio à gestão de processos.

Aula I – 10/04/2021

Aula II – 24/04/2021

13.Direito e incentivos à inovação 16h

Aborda os principais aspectos referentes às leis de inovação tecnológica no Brasil, considerando a legislação pertinente e os fundamentos da propriedade intelectual e as parcerias com institutos de pesquisa sobre inovação. Discute quais os mecanismos legais que incentivariam a inovação nas cooperativas.

Aula I – 15/05/2021

Aula II – 29/05/2021

14.Estratégia de Plataforma 16h

Discute a reinvenção de modelos de negócios por meio das Plataformas Digitais. Estudo do panorama do e-commerce como modelo de negócio e conjunto de operações relacionadas, abordando seu impacto no cenário global e nas práticas cotidianas de comércio e consumo. Identifica formas de canalizar o potencial do e-business para vencer a crise econômica, aumentar a competitividade, discutindo questões que envolvem novas tecnologias, como mobilidade digital, redução de custos, aumento de market share e personalização do atendimento.

Aula I – 12/06/2021

Aula II – 26/06/2021

15.Formando e incentivando tribos e times 16h

Aborda a formação e a gestão de equipes voltadas para o conceito de inovação e as técnicas e ferramentas para contratação, coaching, mentoring e de liderança de pessoas – incluindo temas como formação de times de inovação, cocriação e gestão de equipes de inovação, com a finalidade de alcançar os resultados planejados no propósito de inovar. Explora os novos modelos de organização do quadro de colaboradores.

Aula I – 10/07/2021

Aula II – 24/07/2021

16.Gestão de custos para projetos 16h

Discute a teoria e a prática para mensuração da viabilidade econômica do projeto; explora o mapeamento de custos; aborda as diversas alternativas de captação de recursos de longo prazo com agências de fomento, financiamento e capitalização de projetos de inovação; analisa e discute as formas de captação de recursos próprios e captação de recursos de terceiros, com a finalidade de apresentar o processo de gestão financeira do projeto inovador.

Aula I – 14/08/2021

Aula II – 28/08/2021

17.Acompanhamento de projetos 16h

Apresentação intermediária dos projetos para validação da proposta com especialistas.

Aula I – 11/09/2021

Aula II – 25/09/2021

18.Liderança e a revolução digital 16h

Estratégias para liderança colaborativa; a gestão do capital humano nos negócios criativos. Gestão do desempenho em ambientes digitais. Aspectos críticos da definição de metas de desempenho que agregam valor ao trabalho em equipe. A tomada de decisão gerencial apoiada nas contribuições humanas ao negócio. Desempenho humano e desempenho organizacional. Gestão por propósito.

Aula I – 09/10/2021

Aula II – 23/10/2021

19.Medindo resultados e impacto 16h

Compreender a construção da teoria da mudança do projeto, estabelecendo um modelo lógico que conecta as intervenções aos seus resultados mensuráveis; Compreender o conceito de impacto social, com ênfase em comprovação do efeito causal de intervenções sobre resultados transformadores nas populações-alvo; Discutir abordagens de verificação de impacto com o uso de técnicas experimentais e quasi-experimentais; Avaliar fatores que influenciam a qualidade da detecção de impacto.

Aula I – 06/11/2021

Aula II – 20/11/2021

20.Inovação e digitalização social 16h

A dinâmica social da inovação. Conceitos e teorias relacionados à inovação em ambientes sociais. Os ambientes propícios para o desenvolvimento de inovações sociais. Inovações sociais e produção de novos conhecimentos. Os fenômenos e processos relacionados à inovação social. A tecnologia social. O empreendedorismo social. O perfil do empreendedor social.

Aula I – 04/12/2021

Aula II – 18/12/2021

Carga horária total: 160h

2022
21.Marketing e Inovação 16h

Trata de temas relacionados ao planejamento de marketing desenvolvido por empresas inovadoras; apresenta conceitos e estudos sobre o perfil e o comportamento do consumidor de inovações; aborda as estratégias do mix de marketing implementadas em cooperativas de inovação para composição do produto, a precificação, a escolha da praça e a definição da promoção mais adequados para a oferta ao mercado.

Aula I – 12/03/2022

Aula II – 26/03/2022

22.Conhecendo a inovação nos ramos do cooperativismo 16h

Possibilitar aos alunos interação prática com as cooperativas do Rio Grande do Sul com ações de inovação, favorecendo a troca de experiências e o aprendizado coletivo.

Aula I – 09/04/2022

Aula II – 30/04/2022

23.Orientação de projetos 10h

Orientação dos projetos (trabalho de conclusão de curso) pelos professores vinculados ao curso de pós-graduação.

24.Socialização de projetos 16h

Apresentação final dos projetos e socialização das propostas com as cooperativas.

Aula I – 13/08/2022

Aula II – 29/08/2022

25.Entrega do Trabalho de Conclusão de Curso 16h

04 de Julho de 2022

Carga horária total: 58h

Professores

*Sujeito a alterações de data até a confirmação dos professores.

Informações

Período das inscrições: 03/02/2020 ao dia 02/03/2020

Inscrições: Realizadas por meio digital

Bolsas de Estudo Associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na ESCOOP, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo SESCOOP/RS, no valor de 70% (setenta por cento) das mensalidades.

Apoio: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio do Sul (SESCOOP/RS).

Investimento: O investimento do Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Organizações Cooperativas – TI é de R$ 16.600,00 por aluno.

Aos alunos bolsistas do SESCOOP/RS, caberá 30% desse valor, ou seja, R$ 4.980,00 em até 20 parcelas de R$ 249,00.

Critérios de seleção dos alunos: (a) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento; (b) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento e que não receberam bolsa do SESCOOP/RS para cursos da ESCOOP no último ano; (c) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento e que não desistiram de bolsas do SESCOOP/RS para cursos da ESCOOP no último ano; (d) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas em geral; (e) Demais interessados.

**Prioridade para um participante de cada cooperativa, sendo a seleção por afinidade entre a área da pós-graduação e tempo de atuação do candidato na cooperativa. Caso haja disponibilidade, mais participantes da mesma cooperativa serão chamados.

*Serão destinadas 2 (duas) vagas para integrantes do Sistema OCERGS/SESCOOP-RS. Caso essas vagas não sejam preenchidas, o critério de seleção de alunos segue o disposto acima.