ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

COOPERATIVAS

CURSO FINALIZADO

Proporcionar o desenvolvimento de competências cognitivas, técnicas e atitudinais para profissionais que já atuam em instituições financeiras cooperativa, capacitando esses para atuação em ambientes de constantes mudanças, com ênfase nos conhecimentos vinculados à gestão e governança compatíveis com o mercado alicerçados nos princípios do cooperativismo e nas características do negócio.

Coordenador do curso: Profª. Paola Richter Londero

Carga horária total do curso: 378 horas

Início das aulas:25 de Outubro de 2019

Horário: Sexta-feira 13h00 às 21h00 e Sábado 8h00 às 12h00 – 13h00 às 17h00

Cidade: Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP

DISCIPLINAS

2019
1.Identidade cooperativista 16h

A disciplina oferece ao discente um ambiente de exposição e discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista, sob a ótica da perspectiva econômica e doutrinária. Permite contato com as perspectivas dos precursores e dos pioneiros do cooperativismo como movimento. Aprofunda a discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista no Brasil. Ademais, a disciplina permite que o discente estabeleça relação entre os princípios e valores do cooperativismo, a estrutura de funcionamento e os aspectos jurídicos das cooperativas.

Aula I – 25/10/2019

Aula II – 26/10/2019

2.Governança Cooperativa e Autogestão 16h

Permite ao discente explorar diferentes abordagens teóricas e enunciados, como direito de propriedade, direito de controle, direito de retorno, assimetria de informação, game theory e agency theory. A disciplina aborda a importância, conceitos, questões centrais e ferramentas de governança corporativa e sua aplicação em instituições financeiras cooperativas. Explora as determinações do Banco Central quanto ao tema de governança Cooperativa. As boas práticas de governança corporativa no Brasil e no mundo, e o manual de boas práticas de governança cooperativa

Aula I – 29/11/2019

Aula II – 30/11/2019

3.Direito e Legislação em Cooperativas 16h

Estuda a legislação do cooperativismo, responsabilidade civil e penal do cooperado e da Direção. Realiza estudos sobre a legislação brasileira, bem como sobre o direito comparado no campo das sociedades cooperativas, visando a instrumentalizar os profissionais da área nas especificidades jurídicas. Estuda o marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades aplicadas à instituições financeiras cooperativas, tais como Lei Complementar 130/2009 e demais resoluções normativas do BACEN.

Aula I – 13/12/2019

Aula II – 14/12/2019

Carga horária total:48h

2020
4.Cenário Macroeconômico e o Cooperativismo de Crédito 16h

Apresenta o contexto macroeconômico brasileiro e o impacto nas i nstituições financeiras cooperativas. Cooperativismo e desenvolvimento econômico. Apresentação e discussão do panorama das cooperativas do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul. Debate e construção de estratégias de desenvolvimento, divulgação, distribuição e comercialização de serviços e produtos em prol do desenvolvimento das instituições financeiras cooperativas.

Aula I – 20/03/2020

Aula II – 21/03/2020

5.Desenvolvimento Regional 16h

A disciplina propõe pensar as cooperativas de crédito considerando-as estratégicas para a promoção do desenvolvimento. Dispõe a aplicabilidade dos conceitos de desenvolvimento regional na gestão das cooperativas de crédito e sua relação com a região. A disciplina abarcará os conceitos de território, região e regionalização. Os processos de regionalização e o cooperativismo. Território e região como espaços construídos socialmente, cultura e sociedade, identidade regional, economia regional, sustentabilidade e desenvolvimento regional.

Aula I – 03/04/2020

Aula II – 04/04/2020

6.Gestão Estratégica em Cooperativas 16h

Gestão estratégica: conceitos e modelos. Análise do ambiente externo e setorial: Análise PESTAL, Forças Competitivas. Análise do ambiente interno. Matriz SWOT. Planejamento estratégico. Estrutura organizacional orientada à estratégia. Execução estratégica. Monitoramento estratégico, BSC e indicadores de desempenho. Análise das cooperativas com base nos oito critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG®) da Fundação Nacional da Qualidade, PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.

Aula I – 08/05/2020

Aula II – 09/05/2020

7.Contabilidade e Controladoria das Instituições Financeiras Cooperativas 16h

Explora os reflexos da Lei 5.764/71 na contabilidade das sociedades cooperativas. Apresenta e discute o papel dos demais órgãos normatizadores e reguladores com impacto na contabilidade. Explora as diferenças entre a contabilidade societária, gerencial e fiscal. Estimula a realização de análises contábeis e análise de indicadores financeiros. Estuda plano contábil de instituições no SFN e demonstrações contábeis de instituições financeiras. Explora o papel e funções da controladoria na gestão de instituições financeiras. Estuda o sistemas de custeio aplicados à atividade bancaria: absorção, marginal, e baseado em atividades (ABC), gestão de custos e de centros de resultados. Explora os controles gerenciais.

Aula I – 05/06/2020

Aula II -06/06/2020

8.Operações de Tesouraria em Instituições Financeiras 16h

Explora as principais operações de tesouraria, estuda a estrutura temporal das taxas de juros no Brasil. Permite a discussão sobre o apreçamento das operações de tesouraria e gestão de carregamento de ativos. Aprofunda os conhecimentos sobre gestão e mecanismos orçamentários, elaboração de orçamentos bancários.

Aula I – 03/07/2020

Aula II – 04/07/2020

9.Metodologia da Pesquisa 16h

A disciplina oferece uma discussão sobre os pressupostos filosóficos, paradigmas, fundamentos e principais tendências da pesquisa em ciências sociais aplicadas. Oferece fundamentos e instruções gerais sobre o que são teorias, variáveis, hipóteses e como construir o problema e objetivo de pesquisa relevante para o contexto das cooperativas. Apresenta as abordagens e tipos de pesquisa. Oferece fundamentos e instruções revisão bibliográfica. Possibilita noções sobre argumentação científica, estruturação, estilo e padrões de citações na pesquisa científica.

Aula I – 14/08/2020

Aula II – 15/08/2020

10.Métodos e Instrumentos de Pesquisa Aplicada 16h

Discute sobre diferentes estratégias de pesquisas e o trade-off existente entre a profundidade de análise e o grau de generalização da pesquisa. Aprofunda o conhecimento sobre a abordagem qualitativa e suas técnicas de coleta de dados, bem como a abordagem quantitativa e os instrumentos de coleta de dados primários e secundários. Explora as possibilidades de análise de dados qualitativos e quantitativos.

Aula I – 11/10/2020

Aula II – 12/10/2020

11.Gestão da Informação 16h

Apresentar o estado-da-arte em Gestão da Informação, por meio da apresentação e discussão construtivistas de tópicos especiais emergentes na literatura e pesquisa acadêmicas relativas a essa área do conhecimento. Explora a tecnologia da informação (TI) e sua interação com seu contexto de uso, seja ele definido pela ambiência exógena, a organização ou as pessoas. Visa-se estudar, portanto, como a informação e a tecnologia da informação influenciam o indivíduo, as organizações, os mercados, e a sociedade.

Aula I – 23/10/2020

Aula II – 24/10/2020

12.Bolsa de Valores e Mercados de Capitais 16h

A disciplina visa propiciar conhecimento sobre as características e as possibilidades das aplicações de capital em ativos financeiros de risco, sobre como operam as bolsas de valores e de futuros e sobre como administrar investimentos de risco. Explora o funcionamento dos mercados de ações, títulos de dívida, processo da decisão de abertura de capital, conceitos de eficiência informacional e análise técnica e fundamentalista.

Aula I – 21/11/2020

Aula II – 22/11/2020

13.Gestão de Fundos, Seguro e Previdência 16h

A disciplina oferece uma discussão sobre os fundos de investimento; modalidades de fundos de investimento; gestão de fundos de investimento; risco na indústria de fundos de investimento. Explora a organização e estrutura do sistema previdenciário; principais tendências brasileiras e internacionais; principais produtos previdenciários; mercado de seguros; produtos e tendências do mercado de seguros brasileiro.

Aula I – 11/12/2020

Aula II – 12/12/2020

Carga horária total:160h

2021
14.Gestão da Criatividade, Inovação e Mudança Organizacional 16h

A importância estratégica da gestão da criatividade. Aspectos do ambiente organizacional favoráveis a criatividade e inovação. Mudança organizacional como imperativo para a sobrevivência da cooperativa. Princípios da mudança organizacional. O papel da gestão na criatividade, inovação e mudança organizacional.

Aula I – 12/03/2021

Aula II – 13/03/2021

15.Empreendedorismo e Plano de Negócios 16h

Conceitos de empreendedorismo. Características dos empreendedores. Importância dos empreendedores para o desenvolvimento. Intraempreendedorismo. Atividade empreendedora como opção de carreira. Micro e pequenas organizações e formas associativas. Introdução ao plano de negócios. Relações institucionais e operacionais das entidades cooperativas entre seus diversos segmentos e o poder público municipal, estadual e federal, numa visão educacional cooperativista. Caracterização da organização. Estrutura e etapas do projeto empreendedor.

Aula I – 09/04/2021

Aula II – 10/04/2021

16.Gestão da inovação 16h

Conceito de inovação. Tipologias de inovação. Competências para inovar. Discute a Cultura organizacional para inovação. Modelo de negócio e proposta de valor. Ecossistema de inovação nas sociedades cooperativas. Estuda o caso das Criptomoedas.

Aula I – 21/05/2021

Aula II – 22/05/2021

17.Modelos de Negócios Digitais 16h

Plataformas de produtos e serviços. Identificação de oportunidades de novos negócios em ambientes digitais e etapas necessárias para o seu desenvolvimento. A postura e o processo de tomada de decisão do consumidor nos ambientes digitais sob as perspectivas econômicas, sociais e antropológicas.

Aula I – 25/06/2021

Aula II – 26/06/2021

18.Gestão de Marketing, Negociação e Vendas 16h

Administração de marketing em sociedades cooperativas. Planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing. Estratégias de pesquisas, desenvolvimento, divulgação e canais de relacionamento. Redes sociais e marketing digital. Realinhamento da cultura organizacional para foco no cliente. Processos de vendas: venda técnica e venda interpessoal. Como lidar com objeções. Perfil dos consumidores. Técnicas de negociação.

Aula I – 16/07/2021

Aula II – 17/07/2021

19.Liderança, gestão de equipes e endomarketing em cooperativas 16h

Cultura organizacional e estilo de gestão como fatores de sucesso do processo de mudança. Mudança organizacional a partir das pessoas e das lideranças. Clima organizacional, motivação e produtividade. Comportamento humano nas organizações. Liderança e gestão de equipes. O modelo de gestão de pessoas baseado em competências e a prática de feedback. Apresenta os conceitos, funções e estratégias do Marketing interno como recurso estratégico para melhoria da produtividade, melhorando a qualidade da comunicação interna e utilizando-o como instrumento de cidadania empresarial. Explora os conflitos e técnicas de negociação internas.

Aula I – 20/08/2021

Aula II – 21/08/2021

20.Sustentabilidade nas Sociedades Cooperativas 16h

A crise socioambiental, causas e cenários. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade cooperativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Ferramentas de gestão ambiental. Responsabilidade Social. Desenho e implementação de programas de Responsabilidade Social. Performance Social das organizações cooperativas. Instrumentos de mensuração e divulgação de resultados de ações sustentáveis: Global Reporting Initiative; Balanço Social Cooperativo; e, Relato Integrado.

Aula I – 10/09/2021

Aula II – 11/09/2021

21.Gestão de Risco em Cooperativas 16h

Introdução a Gestão e Gerenciamento de Riscos, tratando sua evolução no tempo, principais conceitos e modelos existentes no mercado e cenário atual. Papeis e Responsabilidades no processo de identificação e classificação dos risco na atividade bancária, risco de crédito, risco de mercado, risco operacional, e, risco de liquidez. Frameworks e modelos de Referência para Gerenciamento de riscos. Discute o processo de identificação e classificação dos riscos, avaliação, mensuração, tratamento, monitoramento, informação e comunicação dos riscos.

Aula I – 08/10/2021

Aula II – 09/10/2021

22.Compliance em Cooperativas 16h

Explora conceito de Compliance como instrumento da Governança Corporativa e dos instrumentos para sua aplicação e sua mensuração nos processos de controle. Discussão sobre a implementação de políticas e as diretrizes nas sociedades cooperativas para cumprir com normas legais e regulamentares que as cooperativas são expostas. Oferece um ambiente para discussão sobre como desvios de conduta ou inconformidades devem ser evitadas, detectadas e tratadas. Explora o grau de responsabilidade exigido dos administradores e colaboradores quanto a observância de melhores práticas de governança para a continuidade das empresas.

Aula I – 19/11/2021

Aula II – 20/11/2021

22.Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso 10h

Orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso consiste na produção de artigo científico ou projeto de negócio aplicado para cooperativa.

Carga horária total:138h

Professores

Prof. Carlos Alberto Oliveira de Oliveira

Prof. Dagoberto Trento

Prof. Márcia Brenol

Prof. Crismeri Correa

Prof. Guilherme Ribeiro

Prof. Dario Fonseca Junior

Prof. Deivid Ileck Forgiarini

Prof. Dieisson Pivoto

Prof. Daniele Weber S. Leal

Prof. José Máximo Daronco

Prof. Enio Meinen

Prof. Cinara Neumann Alves

Prof. Roberto Morais

Prof. June Allisson Westarb Cruz

Prof. José Eduardo Zdanowicz

Prof. Rejane Kieling

Prof. Paola Richter Londero

Prof. Adolfo Vanti

Prof. Maurício Silveira Lersch

Prof. Alexandre de Souza Garcia

Prof. Diego Alex Gazaro dos Santos

Informações

Inscrições: Realizadas por meio digital

Bolsas de Estudo Associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na ESCOOP, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo SESCOOP/RS, no valor de 70% (setenta por cento) das mensalidades.

Apoio: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio do Sul (SESCOOP/RS).

Critérios de seleção dos alunos: (a) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento; (b) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento e que não receberam bolsa do SESCOOP/RS para cursos da ESCOOP no último ano; (c) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento e que não desistiram de bolsas do SESCOOP/RS para cursos da ESCOOP no último ano; (d) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas em geral; (e) Demais interessados.

**Prioridade para um participante de cada cooperativa, sendo a seleção por afinidade entre a área da pós-graduação e tempo de atuação do candidato na cooperativa. Caso haja disponibilidade, mais participantes da mesma cooperativa serão chamados.

*Serão destinadas 2 (duas) vagas para integrantes do Sistema OCERGS/SESCOOP-RS. Caso essas vagas não sejam preenchidas, o critério de seleção de alunos segue o disposto acima.