A equipe de professores da Escoop Professor Deivid Forgiarini, Cinara Alves com apoio do Professor da Universidade Federal do Pampa Paulo Cassanego e do Professor Alexandre Garcia tiveram importantes avanços para o projeto de pesquisa “Sistema de Inovação Para Cooperativas” financiado pelo CNPq e pela Escoop.

 Ao todo foram 1528 km rodados fazendo mais uma etapa da pesquisa nas cooperativas Cotribá (Ibirubá-RS) do ramo Agro; Cootracam (Rio Grande-RS) do ramo transporte e Sicredi Fronteira Sul (Bagé-RS) do ramo crédito.

Foram ao todo mais de 75 Gestores líderes além de cooperados beneficiários desta pesquisa. O dia de atividades contou na manhã com Workshop sobre Identidade Cooperativista e sobre Inovação em Cooperativas e na parte da tarde com a coleta de dados primários para a construção de um modelo de diagnóstico da Gestão da Inovação das cooperativas.

Perguntado sobre o projeto o Profº Drº Alexandre Garcia relatou que “Muitos presidentes me procuram perguntando: Como eu faço para trazer pessoas inovadoras para a nossa cooperativa? Eu respondo dizendo que o pré-requisito para inovar é a criatividade. Land e Jarman, pesquisadores da Nasa, fizeram pesquisas com 1500 crianças e descobriram que 98% se mostraram criativas. Como todos nós já fomos crianças, carregamos a criatividade dentro de nós logo podemos ser inovadores. Algumas vezes só falta o método e este é nosso objetivo com o Coop Innovation Framework

Professor Dr. Coordenador Deivid Forgiarini informou, ainda, que as cooperativas seguirão sendo monitoradas até junho deste ano quando será feita uma nova fotografia para ver quais aspectos melhoraram neste intervalo de tempo, o professor ainda destaca que “O cooperativismo tem um DNA da nova sociedade participativa que está se consolidando. Agora é o momento de conciliarmos inovação e cooperativismo para sermos protagonistas nos nossos ramos de atividades”.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...