A Campanha Dia de Cooperar 2017 – o Dia C – teve início no Rio Grande do Sul com o evento de lançamento realizado no Mundo Cooperativo Gaúcho, casa do cooperativismo na Expodireto Cotrijal 2017, realizada em Não-Me-Toque, a 300 Km de Porto Alegre. Representantes das cooperativas gaúchas e a equipe do Sescoop/RS se reuniram, na manhã desta quinta-feira, para uma manhã de serviços oferecidos aos visitantes da feira.

Durante o evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, convidou as cooperativas a participarem, mais uma vez, do Dia C, com ações de responsabilidade socioambiental. “Esperamos beneficiar 150 mil pessoas este ano com projetos desenvolvidos por cooperativas dos mais diversos ramos e regiões do estado, durante todo o ano”, afirma.

Perius destacou algumas atividades já realizadas nas edições anteriores do programa e que servem como inspiração para novos projetos. Entre eles,  estão as ações ambientais promovidas em Taquari, com a limpeza do rio que circunda o município; as cooperativas de crédito que estimulam o consumo consciente e a importância de poupar dinheiro para as crianças; e o ramo agropecuário, que tem destacado a importância da inclusão no agronegócio.

Durante o lançamento, foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e cálculo do IMC, pela Unimed Planalto Médio; orientações sobre higiene bucal com o escovódromo da Uniodonto Federação RS; e a participação das crianças do projeto “União Faz a Vida”, que fizeram uma exposição sobre a vida das codornas e ainda encantaram os participantes com um coral.

Na ocasião, os visitantes também puderam conhecer o “Coprel na Escola”, um projeto educacional itinerante da Cooperativa Coprel, que tem o apoio do Sescoop/RS e que ensina noções de cidadania, cooperativismo, preservação do meio ambiente, uso eficiente da energia elétrica e cuidados com a eletricidade.

Também foram anunciados mais detalhes sobre a grande celebração que será realizada no dia 1º de julho, primeiro sábado do mês, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. “Será um dia de fazer o bem, mesmo que seja um sorriso para a pessoa ao lado para que ela possa ser mais feliz. As cooperativas vão estar reunidas, mais uma vez, para oferecer diversos serviços à população, que muitas vezes para nós parecem simples, mas que fazem toda a diferença para muita gente”, destacou.

 O diretor técnico sindical do Sistema Ocergs e presidente da Uniodonto Federação, Irno Pretto, lembrou de como as ações realizadas pelo Dia C podem transformar vidas. “Vamos fazer desse do Dia de Cooperar algo marcante na vida das pessoas, onde um estender de mão possa levar esperança a comunidade”.

Jânio Stefanello, diretor da Ocergs e presidente da Coprel e da FECOERGS, ressaltou o poder que as cooperativas têm na sociedade. ”Com o Dia C, as cooperativas tem um significado enorme nas comunidades. Eles disseminam os valores do cooperativismo para as pessoas e mostram que a moeda que trabalhamos não é somente o dinheiro e sim o trabalho de voluntariado que realizamos”.

O deputado Elton Weber, presidente da Frencoop estadual também esteve presente no evento e falou de como os poderes públicos podem apoiar as cooperativas. “Ações como o Dia C são extremamente importantes para nossas comunidades. Nós do poder público precisamos das cooperativas e vocês precisam de nós. Acredito que, dessa forma, um apoiando o outro, as coisas caminhem mais rápido, pois gente que coopera cresce”.

Estiveram também presentes no lançamento José Celeste de Negri, presidente do Sicredi Alto Jacuí; Ari Rosso presidente do Sicredi Planalto e conselheiro de administração do Sescoop/RS.

No ano passado, mais de 6 mil voluntários de 190 cooperativas se mobiliaram em 151 projetos para beneficiar cerca de 120 mil pessoas em todo o estado.

Veja as fotos do lançamento: http://diac.brasilcooperativo.coop.br/midia/album/sul?page=1

Para mais informações acesse http://diac.somoscooperativismo.coop.br/

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...