SISTEMA DE INOVAÇÃO PARA COOPERATIVAS

Financiamento: CNPq

Linha de Pesquisa: Identidade Cooperativa

Período do Projeto: Dezembro/2018 – Dezembro/2020

O objetivo deste projeto de pesquisa é refinar o modelo Sistema de Inovação para Cooperativas – SIC que deriva de estudos em empresas mercantis (Garcia, 2010). Este projeto já foi aplicado em uma cooperativa de infraestrutura no Rio Grande do Sul e foi escolhido pela OCERGS como um dos cases de inovação de cooperativas 2018. Assim, a presente proposta visa viabilizar uma etapa importante na trajetória de criação, testes, refinamento e disseminação do método. No SIC são considerados oito fatores relevantes na estrutura organizacional e de gestão das cooperativas. Esses fatores, ao serem desenvolvidos, podem melhor a postura inovadora da cooperativa. Esta é uma iniciativa original, pois irá lapidar o que pode vir a ser o primeiro modelo efetivamente desenvolvido para a realidade cooperativa. Essa iniciativa é relevante, pois talvez sem um modelo específico para as cooperativas estas podem encontrar mais dificuldades na aplicação de métodos para inovação que, via de regra, são desenvolvidos por empresas mercantis industriais. Outro aspecto de relevância é o fato de que um modelo alinhado com os princípios cooperativistas tende a encontrar menor resistência nas próprias cooperativas, em comparação com modelos criados e testados em outras formas organizacionais. O potencial de aplicabilidade é alto, pois a partir do refinamento do modelo outras cooperativas podem se inspirar nos relatos dos casos vivenciados nessa pesquisa para melhorar suas respectivas posturas inovadoras e, em decorrência disso, seu posicionamento competitivo.