De acordo com o Edital de Processo Seletivo – Vestibular 2022, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP divulga as informações sobre o Processo Selevito – Vestibular 2022 Complementar II:

1 – FORMAS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

A ESCOOP prevê três formas de seleção no Processo Seletivo Complementar II.

As opções são:

  • Transferência externa;
  • Diplomado em Curso Superior;
  • Prova Não Presencial;

A inscrição, bem como a seleção no Processo Seletivo Complementar II ocorrerá via e-mail, conforme disposto no item 2.

O critério para preenchimento das vagas atende à ordem de preferência a seguir: Transferência Externa; Diplomado em Curso Superior; Prova Não Presencial.

Havendo mais candidatos que vagas, os mesmos ficarão como suplentes.

2 – DO PROCESSO SELETIVO

2.1 Transferência Externa

É o ingresso do aluno que já iniciou estudos em nível superior e que esteja vinculado a uma Instituição de Ensino Superior, Nacional ou Estrangeira, e deseja continuar seus estudos na ESCOOP cursando o curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas.

2.2.1 – O estudante que deseja realizar a transferência externa deverá enviar a documentação disposta no item 2.2.2 para o e-mail: secretaria@escoop.edu.br entre os dias 21 de fevereiro e 04 de março de 2022 podendo ser enviado até as 18h do dia 04 de março de 2022. O envio só terá validade após o recebimento de e-mail enviado pela secretaria dando o recebido. É o e-mail de recebimento o comprovante de envio.

2.2.2 Documentação necessária

  • Ficha de inscrição preenchida; (Formulário AQUI)
  • Histórico Escolar, oficial e atualizado, com especificação do período em que os componentes curriculares foram concluídos, com carga horária e a média;
  • Atestado de matrícula ou de vínculo;
  • Boletim de desempenho no vestibular da Instituição de origem ou outro documento equivalente;
  • Sistema de avaliação adotado na IES de origem, devendo, no caso de avaliação em conceitos, haver a comprovação da equivalência, através de notas de um a dez;
  • Conteúdos programáticos dos componentes curriculares para análise do aproveitamento;
  • Portaria de Reconhecimento do curso;

2.2.3 – Observações:

  • A análise do aproveitamento de estudos ocorrerá mediante a apresentação dos Históricos Escolares e dos Conteúdos Programáticos em cópias originais  legíveis, com carimbo e assinatura ou autenticação digital, podendo ser solicitados documentos adicionais para fins de complementação.
  • O aproveitamento se derá mediante a compatibilidade dos conteúdos ao currículo atual do curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, analisados pela coordenação acadêmica.

2.3 – Diplomado em Curso Superior

É o ingresso do aluno graduado em Curso Superior de Graduação regular, na forma da Lei, em outra Instituição de Ensino Superior e que deseja vincular-se a ESCOOP  no curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas.

2.3.1 – O estudante que deseja ingressar como diplomado em curso superior deverá enviar a documentação disposta no item 2.3.2 para o e-mail: secretaria@escoop.edu.br entre os dias 21 de fevereiro e 04 de março de 2022 podendo ser enviado até as 18h do dia 04 de março de 2022. O envio só terá validade após o recebimento de e-mail enviado pela secretaria dando o recebido. É o e-mail de recebimento o comprovante de envio.

2.3.2 – Documentação necessária

  • Ficha de inscrição preenchida; (Formulário AQUI)
  • Cópia do Diploma e do Histórico Escolar de Graduação autenticados;
  • Conteúdos programáticos dos componentes curriculares para análise do aproveitamento;

2.3.3 – Observações:

  • A análise do aproveitamento de estudos ocorrerá mediante a apresentação dos Históricos Escolares e dos Conteúdos Programáticos em cópias originais  legíveis, com carimbo e assinatura ou autenticação digital, podendo ser solicitados documentos adicionais para fins de complementação.
  • O aproveitamento se derá mediante a compatibilidade dos conteúdos ao currículo atual do curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, analisados pela coordenação acadêmica.

2.4 – Prova não presencial

2.4.1 – A prova não presencial deverá ser enviada, junto aos documentos constantes no item 2.4.2 entre os dias 21 de fevereiro e 04 de março de 2022 podendo ser enviada até as 18h do dia 04 de março de 2022. O envio só terá validade após o recebimento de e-mail enviado pela secretaria dando o recebido. É o e-mail de recebimento o comprovante de envio.

2.4.2 – Documentação necessária

•   Ficha de inscrição preenchida. (Formulário AQUI)

2.4.3 – Do formato da prova

Enviar a redação como anexo, no formato pdf, para o e-mail para: secretaria@escoop.edu.br

2.4.4 – A prova consistirá em

uma redação escrita na língua portuguesa, de 20 a 30 linhas, como o seguinte tema: O que é Cooperativismo?

2.4.5- A correção da prova envolverá a avaliação da capacidade do candidato em relação

2.4.5.1 aderência ao tema (20%),

2.4.5.2 à compreensão do tema (40%) e

2.4.5.3 à estrutura textual (40%),

2.4.5.4. com a atribuição de nota entre 0 (zero) e 1000 (mil). Sendo que a nota zero desclassifica o candidato.

2.4.6 – A nota 0 (zero) será atribuída à redação que não for escrita na língua portuguesa, ou que:

2.4.6.1 fugir do tema ou da delimitação proposta;

2.4.6.2 que ,com exceção do número de inscrição, contiver outros elementos que  identifiquem o candidato

2.4.7 – A Secretaria Acadêmica irá imprimir as redações e entregar para a Comissão do Processo Seletivo identificadas apenas pelo número de inscrição às 8h30 do dia 18 de fevereiro de 2022 para a correção junto às demais provas.

3 – DA CLASSIFICAÇÃO E DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

3.1 – Os candidatos serão classificados conforme as formas de inscrição ofertadas neste edital: Transferência Externa; Diplomado em Curso Superior; Prova Não Presencial.

3.1.1 – Serão observados, para o ingresso como Transferência e Diplomado em Curso Superior, afim de classificação e preenchimento das vagas o enquadramento e proximidade do curso à área de Ciências Sociais Aplicadas.

3.2 – Em caso de empate, o desempate será pelo candidato classificado de maior idade.

3.3 – Os candidatos classificados que excederem ao limite de vagas serão considerados suplentes.

3.4 – A divulgação dos resultados do Processo Seletivo – Vestibular 2022 – complementar II será em ordem alfabética dos nomes dos candidatos, com a respectiva ordem de classificação, às 18h do dia 08/03/2021 através do site www.escoop.edu.br.

4 – DO FORMATO DAS AULAS

4.1 – Este curso é Presencial. Em decorrência da Pandemia causada pela COVID-19 o primeiro semestre será em formato remoto com aulas síncronas (on-line).

As demais informações, como referências bibliográficas sugeridas e outros podem ser observadas no edital global do processo seletivo vestibular 2022: https://escoop.edu.br/wp-content/uploads/2021/10/Edital-Vestibular-Vers%C3%A3o-Final-29-10.pdf


CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...