A noite dessa segunda-feira (10/11) marcou oficialmente a abertura da 1ª Semana Acadêmica, promovida pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop. Com o tema “Cooperativismo Rumo ao Futuro: Participe desta Mudança”, o evento organizado pela segunda turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas ocorre entre os dias 10 e 14 de novembro, na sede da instituição.

No primeiro dia do evento, o discurso de abertura ficou por conta do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que agradeceu a presença de todos. O dirigente cooperativista apresentou a palestra com o tema “Panorama do Cooperativismo Atual Rumo a 2020”.

Em sua explanação, Perius falou sobre a história do cooperativismo, contextualizando as concepções teóricas para a ciência cooperativa. Além disso, o dirigente destacou a importância do equilíbrio entre o tamanho social e econômico das cooperativas, reforçando os valores dos princípios cooperativistas.

Presidente do Sistema destaca importância de jovens e mulheres no cooperativismo e apresenta expressão do cooperativismo no RS
Perius também enfatizou o papel e a importância dos jovens e das mulheres nas cooperativas. Ao apresentar os números do cooperativismo gaúcho, o presidente do Sistema demonstrou a expressão do movimento cooperativo no Estado, que em 2013 alcançou o faturamento de R$ 28,2 bilhões, registrando um crescimento de 64,5% nos últimos cinco anos. Outro destaque ficou por conta do aumento na geração de tributos, que em 2013 atingiu R$ 1,5 bilhão, registrando um crescimento de 19,2% em relação a 2012.

O presidente do Sistema também explanou sobre as tendências do cooperativismo no Brasil. Segundo Perius, entre as tendências estão o crescimento das cooperativas urbanas; o fortalecimento das cooperativas de Crédito; a gestão corporativa; o equilíbrio entre a participação social, gerando mais democracia, e a participação empresarial (gerando mais eficiência); a importância da adoção de políticas públicas adequadas; a intercooperação no ramo Agropecuário, e a questão de autonomia e dependência das cooperativas.

Em seu discurso, Perius apresentou também o panorama dos ramos do cooperativismo gaúcho e falou sobre projetos do Sistema, como o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, o Programa Aprendiz Cooperativo e o Programa de Cooperação Bilateral com a Confederação das Cooperativas e Entidades de Auditoria do Sistema de Cooperativismo Alemão (DGRV).

Outro tema enfatizado pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi a inclusão social. Perius salientou a importância da assistência técnica, da redistribuição da renda na comunidade em qual a cooperativa está inserida, na fixação do homem no campo, na transferência de tecnologia, citando como exemplo a Expodireto e a disseminação de informação e cultura.

Empreendedorismo com Qualidade de Vida
Após a palestra do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, foi a vez do sociólogo Raimundo Paula Diniz, que apresentou a palestra “Empreendedorismo com Qualidade de Vida”. Segundo Diniz, o objetivo da palestra é a sinalização de ideias e atitudes que visem à qualificação de vida.

Durante sua explanação, o sociólogo fez uma reflexão sobre o tempo de vida útil do ser humano e ressaltou a necessidade da busca da qualificação do tempo. Diniz explicou que as pessoas devem adotar estratégias para administrar as energias negativas, além de procurar empreender e deixar um legado histórico.

Ao tratar da comunicação, o sociólogo destacou que o processo deve contemplar algo positivo para o emissor e o receptor da mensagem. “Comunicação é ideia que vai e ideia que vem, palavra que vai e palavra que vem, mensagem que vai e mensagem que vem, objetivando algo bom para os dois, senão é um monólogo”, disse. O palestrante também enfatizou a importância de saber comunicar-se diante do surgimento de problemas.

Por fim, o sociólogo também elencou algumas dicas para a construção de um processo de comunicação eficiente, afirmando que um bom empreendedor deve encantar o outro, criar relações emocionais, tornar sua mensagem significativa e ser proativo.

Comunicação é ideia que vai e ideia que vem, palavra que vai e palavra que vem, mensagem que vai e mensagem que vem, objetivando algo bom para os dois, senão é um monólogo

     Raimundo Paula Diniz.

Sobre a Semana Acadêmica
O objetivo do evento é reforçar a importância da educação cooperativista, a expansão de alguns segmentos de mercado e a responsabilidade dos cidadãos para a solidificação da cultura do cooperativismo. A Semana Acadêmica é organizada pela segunda turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas e visa integrar a comunidade interna e externa, proporcionando espaço para troca de experiências e conhecimentos entre a Faculdade e a sociedade.

O evento contará com palestras, apresentações de trabalhos e espaços para debates sobre temas recorrentes no Cooperativismo, como a participação das mulheres e dos jovens no cenário cooperativista; contextualização do cenário atual do Cooperativismo e o panorama de desenvolvimento até 2020; perspectivas e desafios do direito cooperativo internacional, entre outros.

O primeiro dia do evento contou com a presença do diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, além de alunos da Faculdade e analistas técnicos do Sistema. A programação também terá como palestrantes o presidente da Cooperativa Cosuel, Gilberto Piccinini; diretor da Escoop, Derli Schmidt; gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário De Conto; diretora de Negócios da Unicred Porto Alegre, Maria Zélia Höhn; psicopedagoga, parapsicóloga e economista, Dóris Regina Anselmo e o gerente da Fundação Sicredi, Marcos Schwingel.

Programação da 1ª Semana Acadêmica da Escoop
Quando: 10 a 14 de novembro de 2014
Horário: Das 19 às 21h30
Local: Rua Berlim, 409 – Bairro São Geraldo – Porto Alegre/RS (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop)

Terça-feira – 11/11/2014
19h – A Moderna Gestão das Cooperativas de Crédito com a Participação da Mulher
Maria Zélia Höhn – Diretora de Negócios da Unicred Porto Alegre
20h – Debate

Quarta-feira – 12/11/2014
19h – Conhecendo sua Mente Emocional que Bloqueia a Razão e a Inteligência (Autoconhecimento)
Dóris Regina Anselmo – Psicopedagoga, parapsicóloga e economista
20h – Debate

Quinta-feira – 13/11/2014
19h – A Importância da Educação Cooperativista Hoje e sua Perpetuação
Marcos Schwingel – Gerente da Fundação Sicredi
20h – Sistema de Qualidade Total na Cosuel
Gilberto Piccinini – Presidente da Cosuel
20h45 – Debate

Sexta-feira – 14/11/2014
19h – Direito Cooperativo Internacional: Perspectivas e Desafios
Mário De Conto – Gerente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão na Escoop
19h45 – A Importância do Conhecimento e sua Aplicabilidade nas Cooperativas
Derli Schmidt – Diretor da Escoop
20h30 – Debate
21h – Coquetel de encerramento

CONFIRA TAMBÉM