No dia 10 de novembro, uma comitiva de alunos do curso de graduação da Escoop realizou visita técnica à cooperativa Santa Clara, no município de Carlos Barbosa. A visita fez parte da disciplina “Fundamentos de Administração”.

Os alunos foram recebidos por Tatiana Scheibel, e, de imediato, assistiram a apresentação do agrônomo e gerente do setor leiteiro da cooperativa, Mauricio Bonafé, que falou sobre dados societários, econômicos e financeiros da cooperativa; relacionamento da cooperativa com seus associados, colaboradores, clientes e fornecedores da cooperativa.

Em seguida, o grupo visitou a planta industrial de leite, onde o gerente industrial apresentou a planta, os processos de produção de leite longa vida e, parcialmente, o processo de queijo e respondeu questões de gestão de processo e gestão de pessoas.

Por fim, foi realizada visita a uma fazenda de produção de leite tipo “B” de um associado da cooperativa Santa Clara, onde o grupo teve a oportunidade de conhecer o processo de produção de leite, compreendendo o rebanho, a ordenha, resfriamento e transporte. Os proprietários responderam questões de gestão de fazenda de produção de leite e de sua ligação com a cooperativa.

Segundo o professor da disciplina, Geronimo Grando, as visitas técnicas contribuíram, muito para o entendimento da disciplina de Fundamentos de Gestão e mostraram a prática dos termos “cooperativismo”, muito presente na cooperativa Santa Clara.