Os alunos do Curso de Graduação de Gestão de Cooperativas visitaram a Cooperativa Agrícola Mista General Osório (Cotribá) no dia 5 de outubro. O grupo de alunos foi acompanhado pelo professor Ernesto Enio Budke Krug. A Cotribá é uma cooperativa agropecuária com mais de 8.000 associados diretos, faturamento de mais de 1 bilhão de reais e possui em torno de 1000 colaboradores e atua em mais de 50 municípios do Estado, beneficiando direta e indiretamente milhares de pessoas e produtores. Atua em diferentes atividades, entre elas, recebimento de grãos (soja, trigo, milho, cevada ,aveia , azevem, arroz, canola), fornecimento de insumos básicos, defensivos agrícolas, produção de sementes, fornecimento de rações, postos de combustíveis e recebimento de leite.

A visita contou com a palestra do presidente Celso Krug, gerentes Ana Marlise Koeppe e Marcelo Debortoli e durante a visita a comitiva foi acompanhada pelo assessor de comunicação, Eleandro Silva. As visitas foram realizadas aos setores Administrativo/Financeiro, Contabilidade e Controladoria, Direção, TI, Departamento Técnico, Veterinária, área de ferragens, Defensivos Agrícolas, Fábrica de Rações, Produção de Sementes Certificadas, Supermercados. Visitaram ainda o produtor de leite e grãos, Egon Scheffer, que possui três filhos e familiares que trabalham na propriedade. Iniciou com leite em 1982 e hoje, produz mais de 3.500 litros de leite por dia e, produz também, grãos em seus 247 hectares de terra que possui.

Segundo o professor Ernesto Krug, a visita possibilitou aos alunos conhecerem a boa governança em todas as áreas da cooperativa e verificaram o quanto é possível organizar produtores familiares, econômica e socialmente em uma cooperativa. “É um dos grandes casos de sucesso que temos no nosso estado”, completou.