Após reuniões preparatórias realizadas no mês de agosto, alunos das turmas 2015 e 2016 da graduação em Gestão de Cooperativas da Escoop reuniram-se no dia 13 de setembro para deliberar sobre a constituição de uma cooperativa escolar.
No encontro, que aconteceu na sede da Escoop sob a coordenação do professor Jorge Marcelo, foram apresentadas as considerações materializadas nas reuniões preparatórias para a constituição da cooperativa, realizadas nos dias 22, 23 e 26 de agosto de 2016.
Na fase de preparação, foram conduzidas atividades com o grupo de alunos interessados em constituir a cooperativa, oportunidade em que foram determinados os objetivos da cooperativa e as condições dos interessados em relação aos objetivos da mesma. Os alunos definiram ainda a comissão encarregada de tratar das providências necessárias à constituição da cooperativa, com indicação do coordenador dos trabalhos.
Após os debates realizados, ficou estabelecido que os objetivos da cooperativa serão: consultoria, assessoria e educação cooperativa, e que os serviços deverão ser disponibilizados e ofertados a todas cooperativas gaúchas integrantes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
A comissão responsável pela condução dos trabalhos foi constituída pelos alunos Evaldo Farias Tiburski (turma 2015), Eleonora Terezinha Cypriano Abreu (turma 2015), Florindo Leonir da Silva Homem (turma 2016) e Tabajara Barros de Melo (turma 2016). O nome definido pelos alunos para a cooperativa Júnior foi ESCOOP JR – COOPERATIVA ESCOLAR.
Participaram da reunião os professores Carlos Alberto Oliveira de Oliveira e Jorge Marcelo Wohlgemuth, sendo o último escolhido pelos alunos para ser o coordenador docente do projeto de constituição da cooperativa.

2016_09_13_Cooperativa escolar_Int_JorgeMarcelo

Crédito da foto: Jorge Marcelo Wohlgemuth