A turma de 2015 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas promoveu ontem, dia 21 de maio, a primeira Assembleia Geral Simulada da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop. A atividade, que faz parte da disciplina de Direito e Legislação Cooperativista, ministrada pelo professor Mario De Conto, teve como ouvintes as turmas de 2013 e 2014 do curso de graduação.

Tendo como objetivo trazer a vivência de todo o processo de realização de uma Assembleia Geral, a atividade teve a participação de todos os alunos da turma. Os alunos foram divididos entre diretoria e associados da Cooperativa Agrícola de Porto Alegre (Coopoa), nome criado especialmente para a simulação.

A Assembleia iniciou com a formação da mesa diretiva, composta pelo presidente, Cristian Siqueira, vice-presidente Eliano dos Santos Piagetti, tesoureiro Robson Correa, secretária Eleonora Abreu e coordenador do Conselho Fiscal, Oraide da Rosa Bandeira. Após leitura do edital da Assembleia, foram apresentados aos associados o Relatório de Gestão de 2014, compreendendo a prestação de contas de 2014, o balanço geral, o demonstrativo das sobras e perdas e o parecer do Conselho Fiscal.

Os alunos realizaram todas as etapas de uma Assembleia Geral Ordinária como, por exemplo, a indicação de um presidente “ad hoc” para conduzir as votações dos itens das ordens do dia, eleição dos membros do Conselho Fiscal, a apresentação e aprovação da destinação das sobras ou perdas apuradas, bem como da fixação de honorários da diretoria e da cédula de presença dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.

Em seguida, em regime de Assembleia Geral Extraordinária, foi apresentada pelo associado que coordenou o comitê, a proposta de reforma estatutária. Em seguida, foi realizado o julgamento de recursos interpostos por associados, em que foi apresentada a situação de eliminação de um associado e colocada em votação. Por fim, a Assembleia foi encerrada com Assuntos Gerais.

Para o professor Mário De Conto, a atividade cumpriu com seus objetivos. Para ele, é importante que os alunos saibam que a ansiedade sempre existirá, mesmo depois da realização de muitas Assembleias.

As dúvidas que apareceram nesse processo todo foram muito importantes, pois os alunos tiveram que pensar a realidade de um processo assemblear.

         -Mário De Conto-

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...