O cooperativismo valoriza a educação, formação e o acesso à informação. Sob esse princípio, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí – Sescoop-PI iniciou em janeiro de 2016 a segunda turma do Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas (Prodelcoop), projeto estruturador que visa proporcionar aperfeiçoamento técnico em gestão e governança a 30 representantes de cooperativas piauienses por meio de aulas presenciais e uma missão de estudos.

Nessa quinta-feira (7/7), uma comitiva com 32 representantes do cooperativismo piauiense visitou a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop. Acompanhados pela analista técnica da Promoção Social do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila e pela assessora administrativa, Luci Czuka, o grupo foi recebido pelo gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Mário de Conto.

PARTICIPAÇÃO DE DIVERSOS RAMOS – Ao todo, 21 cooperativas de seis ramos do cooperativismo de Piauí (Educacional, Saúde, Agropecuário, Crédito, Transporte e Especial) participaram da missão de estudos, que contou com a presença do gestor do Sescoop/PI, Flodoaldo Alves de Alencar. O programa acontece de janeiro a dezembro com dez disciplinas e um intercâmbio técnico.

A visita integra o módulo IV – vivência prática e análise de aplicabilidade – missão de estudos: intercâmbio técnico nas cidades de Brasília (DF), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS), tendo por objetivo verificar as boas práticas de gestão das cooperativas.
NOVOS LÍDERES COOPERATIVISTAS – De acordo com o gestor do Alencar, até 2020 o Sescoop/PI terá formado 150 novos líderes cooperativistas. Aluno da primeira turma do Prodelcoop, Antonio Leopoldino, presidente da Casa Apis, uma central de cooperativas que exporta mel orgânico para diversos países, fala da importância dessa formação. “A organização de base de cooperados, os conhecimentos da gestão administrativa e o bom nível tecnológico são ferramentas indispensáveis ao sucesso de um empreendimento cooperativo. Precisávamos estar preparados para esta nova realidade. Depois dessa formação, já nos sentimos mais seguros na condução dos nossos empreendimentos. As expectativas são promissoras, com certeza”, afirma.

O roteiro da comitiva piauiense incluiu uma visita na parte da tarde ao Centro Administrativo Sicredi. Nesta sexta-feira (8/7), o grupo visita a Sicredi Pioneira RS, a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis e a Rural Show, feira organizada em parceria pela cooperativa Piá, Prefeitura de Nova Petrópolis e Emater RS/Ascar.

Grupo de 32 representantes de cooperativas piauienses e do Sescoop/PI conheceram as dependências da Escoop, em iniciativa que integra o Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas (Prodelcoop 2016) da unidade nordestina

CONFIRA TAMBÉM