Referência em ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo, a Escoop recebeu nessa terça-feira (17/10) comitiva com 20 representantes da Coagrisol, de Soledade, e 25 alunos da turma do curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas, promovido pelo Sistema OCB/MT, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – Sescoop/MT.

A viagem fez parte do Módulo do MBA ‘Visita Técnica – Vivências em Cooperativismo’, e também contou com a presença do superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazotti, que ressaltou a parceria com o sistema cooperativista do Rio Grande do Sul e o trabalho de intercâmbio no processo de educação desenvolvido junto à Escoop.

As comitivas mato-grossense assistiu à palestra “Objetivos do Módulo Vivências Cooperativistas”, com a analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Ávila, que destacou a importância da visualização de novas realidades e tendências, da realização de contatos com cooperativas tidas como referência, além da possibilidade de aplicar novos conhecimentos na área de gestão e multiplicar vivências e conhecimentos através de ações regionais.

Na sequência, o grupo prestigiou a palestra “Diretrizes e Estratégias na Formação Profissional”, ministrada pelo diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, que destacou a recente avaliação divulgada pelo Ministério da Educação, que atribuiu conceito 4 (numa escala até 5) para a Escoop, colocando a instituição entre as mais bem avaliadas faculdades do País.

Crescimento do Cooperativismo Gaúcho

No final da manhã, o grupo de conselheiros administrativos e fiscais da Coagrisol, além do presidente da Cooperativa, José Luiz Leite dos Santos, integraram-se ao evento e, junto com a comitiva de Mato Grosso, prestigiaram a palestra do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

O dirigente explanou sobre o cenário do cooperativismo no Rio Grande do Sul. Perius ressaltou o crescimento do cooperativismo no Estado. “São 2,8 milhões de associados e 58,9 mil empregos diretos gerados no Estado. As cooperativas gaúchas apresentaram crescimento de 14,22% em 2016 e registraram faturamento de R$ 41,2 bilhões”.

Perius também ressaltou a solidez do sistema cooperativista no RS, evidenciada pela evolução do patrimônio líquido, que em 2016 alcançou R$ 12,1 bilhões, o que representa um aumento de 12,76% em relação a 2015. Quanto aos ativos, o dirigente destacou o acréscimo de 11,79% entre 2015 e 2016.

Comitiva da Coagrisol visita a Escoop

Grupo de conselheiros da Coagrisol, de Soledade