Primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em cooperativismo, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop passa a ser uma entidade reconhecida pelo Sistema do Conselho Federal de Contabilidade e pelo Conselho de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CFC/CRCRS), que credenciou a instituição como uma Instituição Capacitadora, habilitada a promover para os profissionais de contabilidade atividades de Educação Profissional Continuada como cursos, palestras, seminários, convenções e treinamentos internos.

O reconhecimento possibilita à Faculdade atender à Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) PG 12, aprovada pelo CFC, pela qual os contadores devem alcançar a pontuação anual em eventos de educação continuada e manter seu registro ativo. Na prática, os cursos realizados pela Escoop, por preencherem os requisitos estabelecidos pelo Conselho, serão computados para esse efeito.

Segundo o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e membro do CRCRS, José Máximo Daronco, o credenciamento da Escoop como Instituição Capacitadora é importante para os profissionais da área que trabalham em cooperativas, representando uma conquista para o Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Para o Sistema Ocergs-Sescoop/RS é fundamental a constante atualização e o aprimoramento dos profissionais quanto às normas técnicas da profissão, à legislação fiscal e tributária e às demais legislações específicas da Contabilidade Cooperativa

Educação Profissional Continuada (EPC)
A Educação Profissional Continuada (EPC) é a atividade formal e reconhecida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil.

Sobre a Escoop
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop é mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que integra o denominado “Sistema S”, que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.
A Escoop visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos. marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.

CONFIRA TAMBÉM