Já estão em andamento as pesquisas científicas financiadas pela parceria CNPq/Sescoop. No ano passado, as instituições estruturaram um edital no valor de R$ 2,7 milhões. No total, das 374 inscrições de pesquisadores, 41 foram selecionadas para trabalhar questões que envolvem o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no movimento cooperativista.

Dentre os projetos selecionados, três são da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop):

Avaliação de Desempenho Econômico-Financeiro para Sociedades Cooperativas sob a Perspectiva da Utilidade para Tomada de Decisão – Paola Richter Londero

Cooperativas de Plataforma e Ambiente Jurídico – Mário De Conto

Sistema de Inovação para Cooperativas – Deivid Ilecki Forgiarini

Para o diretor da Escoop, Mário De Conto, é uma grande satisfação ter projetos da Escoop aprovados. “Esses projetos ajudam a consolidar nosso núcleo de pesquisa, que atualmente tem pesquisas focadas em duas linhas, ligadas à Identidade Cooperativa e à Gestão e Governança em Cooperativas”.

Para o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, do qual o Sescoop faz parte, o cooperativismo, por reunir diferentes setores econômicos, representa um grande campo possibilidades para os pesquisadores. “Nós acreditamos que quanto mais as universidades e as cooperativas caminharem juntos, maior será o desenvolvimento para ambos os lados”, comenta o líder cooperativista.

Nobile ressalta, também, que é grande a expectativa do movimento cooperativista a respeito do andamento e dos avanços que essas pesquisas poderão trazer ao setor. “Temos a certeza de que o conhecimento gerado a partir do trabalho dos pesquisadores fortalecerá bastante a atuação das cooperativas e consolidará o diálogo entre a academia e a nossa base”, conclui o superintendente.

SAIBA MAIS

O edital elaborado pelo CNPQ/Sescoop contemplou 28 instituições de ensino e pesquisa. Os projetos têm duração de até dois anos e se enquadram nas seguintes linhas de pesquisa:

Linha 1: Impactos econômicos e sociais do cooperativismo (12 projetos)

Linha 2: Competitividade e inovação nas cooperativas (13 projetos)

Linha 3: Governança Cooperativa (10 projetos)

Linha 4: Cooperativismo e Cenário Jurídico (6 projetos)

EXTRATO

Quanto às áreas de atuação, os projetos se dividem da seguinte forma:

– Ciências agrárias: 7

– Ciências exatas e da terra: 1

– Ciências humanas: 2

– Ciências sociais aplicadas: 28

– Engenharias: 3

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...