Capacitação em gestão da inovação em sociedades cooperativas

A capacitação em gestão da inovação visa a qualificação na criação, no gerenciamento e na implementação de projetos com foco em inovação. A sinergia entre um profundo entendimento das pessoas, a estruturação de modelos de negócio consistentes e a viabilidade tecnológica permitem a construção de uma vantagem competitiva efetiva e sustentável para sociedades cooperativas.

Carga horária total do curso: 48 horas

Coordenador do curso: José Máximo Daronco

Estrutura

Módulo I.a - Identidade, Gestão e Governança em Cooperativa

O módulo oferece ao discente uma discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista, sob a ótica da perspectiva econômica e doutrinária. Permite que o discente estabeleça relação entre os princípios e valores do cooperativismo, a estrutura de funcionamento e os aspectos jurídicos dascooperativas.

Ademais, explora os mecanismos e modelos de governança e suas aplicaçõe sem cooperativas. A evolução da governança corporativa no Brasil, casos de fracasso e suas tendências.

Módulo I.b - Desenvolvimento Regional

Conceitos, métodos e instrumentos de planejamento territorial e desenvolvimento regional. As diferentes visões do desenvolvimento, a importância do planejamento e da dimensão territorial.

Também trabalhará a regionalização enquanto processo, tratando do período técnico-científico informacional e o papel da região. Ainda, aborda políticas públicas territoriais no Brasil e o uso delas por sociedades cooperativas.

Módulo II.a - Tópicos em Legislação Trabalhista

Jurisprudência trabalhista mais recente e importante e suas aplicações nas relações de trabalho. Contratos e regulamentações especiais de trabalho: a preocupação prática e soluções de problemas do cotidiano. Trabalho subordinado e o trabalho autônomo. A negociação coletiva como forma ideal de regulação e o movimento sindical brasileiro e suas características.

Módulo II.b - Análise de Investimento

As funções financeiras, gestão e criação de valor, interpretação dos balanços e demonstrações de resultados, gestão dinâmica do capital de giro, geração e controle do fluxo de caixa operacional, financiamento das atividades e crescimento sustentável, fluxo de caixa livre. Discute os critérios de análise de projetos de investimentos: payback, retorno contábil, Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Explora a administração e planejamento financeiro das sociedades cooperativas.

Módulo III - Liderança e Motivação

Visões sobre líder e liderança. Poder e liderança. Modelos e estilos de liderança. Perfil do líder do cooperativismo. Formação e desenvolvimento de líderes para o cooperativismo. A importância fundamental da motivação no trabalho. Visões sobre motivação. Cooperativismo e motivação. O líder motivador. Como motivar para o trabalho.

Módulo IV - Ecossistema de Inovação em Cooperativas

Conceito de inovação. Tipologias de inovação. Competências para inovar. Modelo de negócio e proposta de valor. Reflexos estratégicos da inovação em relação ao desempenho das organizações e suas aplicações no mundo corporativo. Discussão de modelos de gestão para desenvolvimento da capacidade inovadora no ambiente empresarial.

Módulo V - Vivências em Cooperativismo

A disciplina busca possibilitar a interação prática com as cooperativas, favorecendo a troca de experiências e o aprendizado coletivo. Por meio de uma missão técnica à cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul ou palestras sobre tendências no cooperativismo de crédito.
Compartilhar: