Formação de Lideranças Femininas

Desenvolver conhecimentos que contribuirão para orientação e planejamento da gestão e governança das sociedades cooperativas por meio da participação da mulher cooperativista, visando o melhor desempenho das cooperativas, alicerçado nos princípios do cooperativismo e na responsabilidade socioambiental contemporânea.

Nível: Curta Duração sem Pré-requisito de Formação

Público: Lideranças Femininas no cooperativismo

Metodologia: Presencial

Turma Presencial: 40 participantes

Número de módulos: 8 módulos

Carga horária: 64 horas

Coordenador: José Máximo Daronco

Estrutura

Módulo 1.Identidade Cooperativista e o Papel da Mulher

Permite contato com as perspectivas dos precursores e dos pioneiros do cooperativismo como movimento. Aprofunda a discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista no Brasil. Discute a influência dos princípios cooperativistas na estrutura de gestão das cooperativas e o seu impacto nas principais práticas de gestão.

A disciplina também permite que o discente estabeleça relação entre os princípios e valores do cooperativismo, a estrutura de funcionamento e os aspectos jurídicos das cooperativas. Ademais, discute a importância da mulher cooperativista no desenvolvimento da identidade cooperativista e dos núcleos familiares de cooperados.

Módulo 2. Direito e Legislação em Cooperativas

Estuda a legislação do cooperativismo, responsabilidade civil e penal do cooperado e dos conselheiros e gestores. Estuda o marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades aplicadas em cooperativas.

Módulo 3. Governança Cooperativa

Importância, conceitos, questões centrais e ferramentas de governança corporativa e sua aplicação em organizações cooperativas. As boas práticas de governança corporativa no Brasil e no mundo, e o manual de boas práticas de governança cooperativa.

Módulo 4. Empoderamento Feminino e Liderança

A construção da identidade feminina e a sua participação na decisão do lar e no ambiente empresarial. Desafios e prosperidade feminina nos negócios. Visões sobre líder e liderança. Poder e liderança. Modelos e estilos de liderança. Perfil do líder do cooperativismo. Formação e desenvolvimento de líderes para o cooperativismo.

Módulo 5.Gestão Estratégica

Apresenta o conceito e modelos de gestão estratégica. Discute os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, bem como a diferença e vínculos entre os planos estratégicos, táticos e operacionais, com exemplos em cooperativas.

Explora a necessidade e o processo de elaboração análise do ambiente externo e setorial: análise PESTAL e forças competitivas; e, a análise do ambiente interno, para a formulação da Matriz SWOT. Explora a informação como base para tomada de decisão (PDGC;GDA).

Módulo 6. Inovação

Conceitos de empreendedorismo. Características dos empreendedores. Importância dos empreendedores para o desenvolvimento. Intraempreendedorismo. Conceito de inovação. Tipologias de inovação. Competências para inovar. Modelo de negócio e proposta de valor.

Módulo 7. Contabilidade e Finanças

Explora o processo contábil e os reflexos da Lei 5.764/71 na contabilidade das sociedades cooperativas. Apresenta e discute os elementos patrimoniais e de resultado, presente nas demonstrações contábeis. Ademais, apresenta o conceito, finalidade e características da auditoria contábil nas sociedades cooperativas, bem como o objetivo, função e vantagens da auditoria interna e seu vínculo com o conselho fiscal.

Discute a análise por meio de índices, com ênfase nos índices de liquidez, endividamento, rentabilidade, atividades e estrutura. Estuda a análise vertical e horizontal das demonstrações contábeis.

Módulo 8. Plano de Trabalho Aplicado na Cooperativa

Tem como proposta a formulação de um plano de trabalho cujo o enfoque é destinado para a elaboração e apresentação de uma proposta aplicada a cooperativa com o objetivo de aprimoramento do controle, acompanhamento e avaliação das ferramentas de governança.
Compartilhar: