No seu centésimo aniversário a Organização Internacional do Trabalho está realizando uma série de discussões a respeito do Futuro do Trabalho.

Em razão da pesquisa desenvolvida na ESCOOP “Cooperativismo de Plataforma e Ambiente Jurídico”, o Diretor da Escoop, Mario De Conto participou de evento realizado no Centro de Treinamento da OIT em Turim, em que foram discutidas metodologias de planejamento para organizações em cenários de incerteza, as tendências para o futuro do trabalho e para a educação para o trabalho. “O mundo do trabalho está passando por velozes transformações, conduzidas pela inovação tecnológica, migrações e mudanças climáticas. A robotização, inteligência artificial e plataformização trarão grandes impactos nas Cooperativas nos próximos anos e as Cooperativas devem se preparar para tal cenário” enfatiza De Conto.

Essas transformações são um grande desafio, inclusive para as instituições de ensino, uma vez que a perspectiva para os trabalhadores é de educação continuada (longlife learning) desenvolvendo suas habilidades durante toda a carreira em um mundo em mutação. “É particularmente interessante perceber o papel que as Cooperativas podem desenvolver nos cenários do mundo de trabalho. As Cooperativas de Trabalho têm aí uma grande oportunidade. Além disso, do ponto de vista das instituições de ensino, o foco na educação continuada e no desenvolvimento das competências ligadas à criatividade e pensamento crítico é o caminho a ser seguido”, conclui.

CONFIRA TAMBÉM