O Sistema Ocergs-Sescoop/RS recepcionou na última sexta-feira, dia 24 de novembro, o presidente da Central das Cooperativas Sauditas e vice-presidente da União das Cooperativas Árabes, Sheik Nasser Al Tweam. Na oportunidade, foram discutidas formas de parcerias entre as cooperativas do mundo árabe e o cooperativismo gaúcho. Após visitas a outras entidades e autoridades na capital do Estado, o Sheik Al Tweam e o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, assinaram um protocolo de intenções que se destina à realização de cursos de cooperativismo – teoria e prática, planejados e executados pela Escoop e custeados pela Universal Royal Universiyu (URU), fundação educacional, localizada em Riyadh, Reino da Arábia Saudita, e que tem como reitor o Sheik Nasser Al Tweam.

O curso deverá acontecer na sede da Escoop, em Porto Alegre, onde dirigentes e gerentes de cooperativas árabes farão uma imersão sobre o cooperativismo brasileiro, buscando conhecimentos que serão desenvolvidos por professores e dirigentes de cooperativas brasileiras, através da Escoop.

Participou também da assinatura do documento, que aconteceu no Palácio Piratini, o vice-reitor da URU, Dr. Jibreal Arcadio J. V. Filho. Após a assinatura do protocolo de intenções, os árabes visitaram a Escoop, onde foram recepcionados pelo diretor-geral da Escoop, professor Derli Schmidt, que mostrou a infraestrutura da instituição e demonstrou em números a importância da Escoop para a difusão do ensino cooperativista no RS e no Brasil.

O Sheik Nasser Al Tweam disse que os princípios básicos cooperativistas são comuns em todo o mundo, e defendeu o intercâmbio de conhecimento para que seja difundido os ideais cooperativistas. Em sua fala aos cooperativistas brasileiros, defendeu a intercooperação entre os cooperativistas de todo o mundo.

Participaram também da reunião na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o superintendente técnico-operacional Gérson Lauermann, além do Sheik Omar Al Ajaji, Sérgio Afonso Mânica e Carlos Minussi.

CONFIRA TAMBÉM