A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop realizou na noite desse sábado (26/8) a solenidade de formatura da quarta turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, que contou com a presença de 23 alunos.
Na abertura, o diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos familiares e amigos dos formandos. “Trata-se de uma noite importante, porque é uma conquista construída durante anos”, disse. O diretor da faculdade falou sobre as capacitações realizadas para empregados e associados de cooperativas, que ocorrem durante o dia na instituição de ensino superior, e ressaltou que em 2016 passaram pela Escoop 25 mil pessoas e, em 2017, até o mês de agosto, 20 mil pessoas.
O professor e paraninfo, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, destacou o empenho e dedicação dos formandos ao longo da trajetória do curso. “Como o cooperativismo nos ensina, a união para realizações promove nela as transformações. Acredito que educar é um ato de cooperar e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, ao criar e manter a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, demonstra buscar transformações positivas, possibilitar que o Rio Grande do Sul seja modelo por contar com a primeira instituição de ensino superior dedicada ao cooperativismo é fazer diferente”, ressaltou. Segundo ele, a busca do conhecimento e de novos aprendizados é um caminho para a transformação da sociedade. “De fato, se você se forma, se você amplia aprendizados o mundo se transforma. No entanto, se você não dedica tempo para adquirir conhecimentos, se você não busca novos aprendizados, o mundo não deixará de se transformar”, completou Oliveira.
Em sua fala, o patrono da turma e presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou os presentes e destacou a importância da educação cooperativista para um mundo melhor. “O mundo de hoje exige transformações permanentes e nos exige permanente adaptação. O cooperativismo mais ainda, porque a nossa obra de arte e o nosso trabalho diário que temos que fazer é lidar com pessoas. Não é lidar com capitais, não é lidar com empresas, é lidar com gente, porque a cooperativa se faz de pessoas. São 2,9 milhões de pessoas que fazem o nosso cooperativismo no Rio Grande do Sul. São essas pessoas com quem vocês irão lidar. É muito mais complexo gerir pessoas do que gerir capital financeiro”, afirmou Perius.
Após o juramento realizado pelo formando Evaldo Faria Tiburski, os oradores da turma, Jordana Helfer e Cristian Sequeira, discursaram e destacaram a união, a dedicação e a sinergia da turma. “Hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas, sem dúvida é apenas uma das tantas vitórias que ainda queremos conquistar”, disse Jordana. Já o formando Cristian Sequeira chamou atenção para um dado importante da educação brasileira, que reflete na importância da conquista da turma “Admiração, pois eles passaram a barreira que menos de 10% da população brasileira conseguiu passar, a barreira do ensino superior”, afirmou.
Estiveram presentes também na solenidade de formatura o coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Mário De Conto; os professores homenageados, Ernesto Krug, Fernando Dewes e Jorge Marcelo, e o funcionário homenageado da instituição, Eli de Oliveira Freitas, além de familiares e amigos dos formandos.

CONFIRA TAMBÉM