Foi realizado no dia 3 de setembro, na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, em Porto Alegre, o módulo preparatório para a missão do ramo Infraestrutura para o Vale do Silício e Texas, que acontecerá entre 21 e 25 de outubro de 2019. O módulo foi a primeira etapa da Missão, que após a viagem aos Estados Unidos terá ainda um Seminário de Avaliação. O objetivo geral é promover o estímulo ao processo de inovação nas sociedades cooperativas do Rio Grande do Sul e o módulo preparatório serviu para uma sensibilização dos agentes do cooperativismo sobre o ecossistema de inovação. O encontro foi aberto pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e pelo diretor-geral da Escoop, Mário De Conto. Participaram ainda o conselheiro administrativo do Sescoop/RS, José Zordan, o diretor da Ocergs, Iloir de Pauli e demais colaboradores de cooperativas que integrarão a missão. O diretor-geral da Escoop, Mário de Conto, frisou a importância desta atualização que as cooperativas estão buscando ao realizar a Missão, com destaque para as mudanças comportamentais e tecnológicas que estão impactando as cooperativas. “A ideia é voltar dessa missão com atitudes práticas para implementar aqui, em nossas cooperativas”, observa De Conto.

O coordenador da graduação e professor na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, Carlos Alberto Oliveira, abordou a inovação no universo das cooperativas. Os participantes também tiveram uma conferência via Skype com o Head de Inovação da StartSe, Cristiano Kruel, e uma conversa sobre detalhes da viagem com o representante da Mercatur, Tiago Bristot.

O conselheiro administrativo do Sescoop/RS, José Zordan, salientou a oportunidade de crescimento das cooperativas e a busca de novas soluções, bem como o empoderamento do associado. “Traremos muitas coisas para aplicar nas nossas cooperativas, também com redução de custos. O grupo indo junto vai continuar pensando nas oportunidades junto. Já passamos por muitos desafios, muitas mudanças políticas econômicas, e as cooperativas seguem dando retorno ao associado”, observou Zordan.

As missões para o Vale do Silício

Dentro de uma visão de proporcionar novos modelos de qualificação e atender particularidades dos segmentos do cooperativismo, a Escoop passou a oferecer soluções customizadas, unindo formação cooperativista e educação corporativa para associados, gestores e lideranças de ramos específicos. Assim, estão estruturados na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop:  Escoop Saúde, Escoop Agro, Escoop Cred e Escoop Infra.  Consciente do seu papel de contribuir com a sustentabilidade das cooperativas e alinhada a sua visão de ser referência no ensino e pesquisa voltada ao cooperativismo, estruturou a abordagem de inovação, em 2019, para quatro ramos do cooperativismo: Saúde, Agropecuário, Crédito e Infraestrutura, com Missões para o Vale do Silício e, para o último ramo, também para o Texas.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...