A Faculdade de Tecnologia  do Cooperativismo – Escoop participou, entre 4 e 6 de julho, da Conferência de Pesquisa Européia da Aliança Cooperativista Internacional (CCR Europe Research Conference 2018 ), em Wageningen, na Holanda. Tendo como tema principal “Cooperativas em um mundo em constante mudança: inovação nas empresas e na comunidade”, a Conferência também discutiu assuntos como Inovações em Governança Interna, Resiliência e Sustentabilidade do Modelo Cooperativo e Educação Cooperativa, entre outros. A próxima edição do evento será em 2019, em Berlim, na Alemanha.

Durante a programação, o CEO da Rabobank, Wiebe Draijer, afirmou: “Não somos um nicho, as cooperativas são as melhores respostas aos principais problemas do mundo”. Já o diretor de cooperativas da Organização Internacional do Trabalho, Simel Esim, e Murray Fulton, da Universidade de Saskatchewan, concordaram que as cooperativas podem contribuir ativamente para modelar o mundo que desejamos.

No encerramento, o professor Ruerd Ruben, da Universidade de Wageningen, compilou as tendências cooperativistas observadas no decorrer da conferência. Ele citou, entre outras, o crescimento das cooperativas em novas áreas, como energia, digital, saúde, cuidado com idosos e cooperativas de plataformas, e o papel de cooperativas nas mudanças de processos, incluindo aqui comida orgânica, inovação social, adaptação a mudanças climáticas, empoderamento feminino e voz a grupos indígenas.

A Escoop participou com dois artigos, um sobre o Acesso de cooperativas ao Incentivo Fiscal à Inovação no Brasil e outro sobre FATES: o fundo das cooperativas brasileiras em prol dos cooperados sem incentivo para realização. Você pode conferir as publicações em inglês aqui.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...