Na última semana, os Professores Mário De Conto e Paola Richter Londero participaram da Conferência de Pesquisa da Aliança Cooperativa Internacional, na Universidade de Humboldt (Berlim, Alemanha). A Conferência teve como tema “Cooperativas e a transformação dos negócios e da Sociedade” e reuniu pesquisadores de diversos países.

O professor Mário De Conto apresentou o artigo “Potencial das Cooperativas de Plataforma no Direito Brasileiro”. De acordo com De Conto, “O painel foi extremamente participativo em virtude de que esse novo modelo – Cooperativismo de Plataforma – está emergindo em diversos países do mundo. Com ele surgem novas questões ao movimento cooperativo, ligados a digitalização, participação dos associados, direitos sociais, transparência e privacidade de dados”. A participação se deu no painel dedicado a discutir o Cooperativismo de Plataforma e, além do Brasil, contou com a participação de pesquisadores ligados a Institutos de Pesquisa da Itália, França e Alemanha.

No mesmo evento, o artigo “Um Ensaio sobre o Desempenho Econômico-Financeiro das Sociedades Cooperativas sob as dimensões de Mercado, do Cooperado e do Desenvolvimento Regional” de autoria da professora Paola Londero foi apresentado. Segundo ela, “é necessário discutir uma nova forma de avaliar o desempenho das cooperativas, de forma que tais métricas capturem a real estrutura de funcionamento das cooperativas, bem como sua natureza e princípios. Atualmente, utilizamos métricas que são adaptadas das sociedades de finalidade lucrativa e isso gera uma distorção na avaliação das nossas cooperativas”.

Ambos artigos são resultados dos projetos de pesquisa “Cooperativismo de Plataforma e Ambiente Jurídico” e “Avaliação da performance econômica, financeira e social das sociedades cooperativas sob a perspectiva da tomada de decisão”, respectivamente, que são executados pela ESCOOP, aprovados na chamada pública CNPq-SESCOOP.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...