A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) foi convidada a participar do IV Encontro Cooperativo das Américas, que acontece entre os dias 14 e 18 de novembro, em Montevidéu. Sob o tema “Cooperativas: associatividade para o desenvolvimento sustentável”, o evento tem como objetivo fortalecer social e empresarialmente as organizações cooperativas como base para um desenvolvimento sustentável, estando inclusive, fortemente vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Dentre os diversos temas que serão abordados no evento, será realizado um Fórum sobre Educação Cooperativa, no dia 17 de novembro, que tem como objetivo principal analisar diferentes estratégias institucionais para o desenvolvimento da educação cooperativa no continente. E para disseminar o trabalho que vem sendo desenvolvido na Escoop, o diretor geral, Derli Schmidt, foi convidado a participar, representando a Faculdade, considerada referência na Cúpula.

Na programação do evento, constam ainda conferências e jornadas temáticas, incluindo temas gerais como o impacto das cooperativas nas economias do continente; o desenvolvimento do setor da economia social; a contribuição do cooperativismo. Também serão abordados tópicos como novas ferramentas de governança e gestão cooperativa; juventude e gênero.

O encontro é um esforço do cooperativismo regional para fazer uma análise da realidade, debater propostas e definir iniciativas conjuntas em função do desenvolvimento do cooperativismo e da comunidade internacional. Promovido pela Confederação Uruguaia de Entidades Cooperativas (Cudecoop) e pela Organização Continental da Aliança Cooperativa Internacional (Cooperativa das Américas) é considerado a principal atividade de cooperativismo continental, reunindo lideranças e referências de todas as américas, bem como referências acadêmicas, governantes e legisladores.

CONFIRA TAMBÉM

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação  Primeira semana contou com encontros para acolhimento e também uma Aula Magna sobre gerência de cooperativas A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) deu início a mais um ano letivo, da graduação. Na...