A Escoop promoveu, entre os dias 21 e 23 de novembro, na sede da Faculdade, localizada na Avenia Berlim, 409, a 3ª Semana Acadêmica e 3ª Mostra de Iniciação Científica da Instituição, com o tema “A Responsabilidade Social das Cooperativas e o Desenvolvimento Regional”.

A abertura do evento, no dia 21/11, foi realizada pelo diretor da Escoop, Derli Schmidt que falou da importância de iniciativas como essa para a discussão acadêmica de temas importantes do cooperativismo. Segundo ele, a cada edição a Faculdade vai aprendendo a fazer melhor. O lançamento da Revista Reflexão Cooperativista também ocorreu na ocasião.

Migrações no RS

Sob o tema do primeiro dia, “Migrações no RS: o papel das cooperativas na inserção de imigrantes e refugiados”, o presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini, contou a caminha da Cooperativa no trabalho com imigrantes que começou no ano de 2012. Além da atuação e faturamento da cooperativa, ele contou como se deu a busca dos primeiros imigrantes haitianos, com o objetivo de buscar mão de obra, em que condições eles estavam, como se deu a adaptação deles no município de Encantado, os desafios da iniciativa e os resultados. Atualmente, cerca de 291 imigrantes haitianos, senegaleses e dominicanos trabalham no frigorífico da Cosuel, tornando-a um case de sucesso pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Após, a presidente da Fetrabalho/RS, Margaret Cunha, falou sobre os ciclos migratórios e dados sobre os refugiados no Brasil e no RS, as cooperativas que se formaram na época das imigrações e os pontos positivos e as dificuldades enfrentadas pelas cooperativas de trabalho ao empregar imigrantes. A advogada Márcia Abreu, integrante do Grupo de Apoio aos Imigrantes e Refugiados da UFRGS, apresentou dados sobre emigração, motivo para as pessoas saírem de suas cidades ou países de origem, o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Apoio e o estatuto estrangeiro.

Houve também a apresentação de artigos acadêmicos da Escoop e uma atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra, com a conferência “Caminhos Negros de Porto Alegre”, com o professor Manoel José Ávila e com a graduada pela Escoop, Rejane Marques.

No segundo dia (22/11), houve o painel “Desenvolvimento Regional e Inclusão Social”, com a pesquisadora da Unisc, Vonia Engel, o vice-presidente da Cooperativa Languiru, Renato Kreiemeier, o presidente da Sicredi Centro-Leste, Paulo Learsi e o coordenador administrativo da Coohagig, seguido da apresentação de artigos acadêmicos da Escoop.

Encerramento

No último dia (23/11), após a saudação do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, os presentes participaram do painel “Educação Cooperativista e Desenvolvimento Regional”, com o gerente do Projeto de Cooperação DGRV (Confederação das Cooperativas da Alemanha), Arno Boerger. Ele comentou sobre como funciona a capacitação cooperativa na Alemanha e o seu significado para o desenvolvimento regional, o que é a DGRV, seu papel e os serviços prestados, além dos fatores de êxito das cooperativas alemãs.

Por fim, os professores do Núcleo de Pesquisa da Escoop, Aziz Calzolaio, Paola Londero, Heitor José Mendina e Deivid Forgiarini apresentaram os temas de seus projetos de pesquisa, objetivos e metodologias, que estão sendo desenvolvidos, ligados à Gestão Estratégica de Cooperativas. O objetivo é garantir a integração entre as atividades de pesquisa realizadas pela Escoop e as necessidades das cooperativas.

CONFIRA TAMBÉM