A Escoop promoveu, na manhã de hoje, 5 de abril, no auditório da Faculdade, a palestra “Gestão para a Excelência: Agenda em Cenários de Mudanças Exponenciais”com o Chief Operations Officer da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Marcos Bardagi.

O objetivo foi promover uma reflexão acerca da nova dinâmica do ambiente, do mercado e dos negócios, e como os diversos setores estão sendo afetados, assim como entender o potencial do Modelo de Excelência da Gestão. Assistiram à palestra, alunos dos Cursos de Especialização e do Mestrado, colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e docentes da Escoop, alunos da Graduação da Escoop e empregados e associados de cooperativas.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, expôs alguns números do cooperativismo gaúcho e falou sobre a importância de aprimorar a gestão nas cooperativas. “O Rio Grande do Sul está muito tímido em apresentar novas propostas de gestão. Precisamos avançar, ter o foco na cooperativa, e os donos das cooperativas são os associados. Vamos ser excelentes na nossa gestão que o cooperativismo vai para frente. Sejamos coop. Nós somoscoop”.

O diretor-geral da Escoop, Mário De Conto falou sobre o momento atual da Escoop e seu papel na inserção das cooperativas nos processos de inovação. “A Escoop está desenvolvendo muitas atividades nesse sentido. Estamos discutindo a inovação nas cooperativas e muito felizes com o papel que estamos desenvolvendo de apresentar e inserir elas no que há de mais inovador e moderno na questão da governança e gestão de cooperativas”.

O palestrante Marcos Bardagi discorreu sobre a importância da gestão para as transformações – sejam elas digitais ou não, os passos para uma gestão eficiente: planejar, executar, experimentar e adaptar. Para ele, quem cresce mais é quem melhor se adapta. Além disso, destacou os atributos das organizações exponenciais, as megatendências, os anticorpos da inovação. “Todo plano vai sofrer variações. O real vai ser diferente do planejado. Não estamos vivendo uma era de mudanças, e sim, uma mudança de era. Temos que pensar e agir digitalmente”, reiterou.

O palestrante

Marcos Bardagi é atualmente Chief Operations Officer (COO) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Organizações e Inovação, graduado pela FEI e pela UFRGS, possui também MBA em gestão empresarial pela Duke University, na Carolina do Norte (EUA). Tem ainda formação executiva em Gestão de Recursos Humanos pela FGV e Compliance pelo Insper. Exerceu cargos executivos para a América Latina e o Mercosul na Lufthansa, na Latam, na Celesio AG e na Siemens, em diversas áreas de negócios, notadamente telecomunicações e tecnologia da informação, distribuição e serviços aeronáuticos.